quarta-feira, 1 de outubro de 2008



Sala de Reunião - ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Relatório de Quarta-Feira

Ora aqui vai o meu dia. Entrei às 8:30 para ocupar um bloco de 90 minutos do professor não colocado de electricidade. Os CEF`s funcionam de forma diferente dentro das escolas e as aulas estipuladas têm de ser leccionadas e ponto final. Mas é que nem que chovam canivetes. Só se escapa morrendo ou com baixa muito prolongada para que se possa pedir a substituição do professor. Ora assim sendo, os professores dos vários conselhos de turma tentam tapar os furos dos colegas que faltam para que as aulas não se prolonguem por Agosto dentro. Informei a direcção e pedi para me avisarem quando o colega fosse colocado. Qual quê! Hoje cheguei para dar a aula e éramos dois. Ok, Anabela Maria, quem te mandou sair da cama tão cedo?
Já agora resolvi aproveitar para solucionar um assunto que me anda a atormentar e que é o problema da marcação de faltas. Na minha escola ninguém se entende. Parece que as regras mudaram. Mas não sei se mudaram. Como marcar as faltas no básico? Como marcar as faltas nos Cef`s? Ele há professores a marcar uma falta para 45 minutos, uma falta para noventa, mas também há quem marque duas faltas para noventa. Como assim quem não se entende sou eu, lá fui à chefia. E ficaste a saber, Anabela Maria? Pois, nem eu! Nem eles!
Mas não se perdeu tudo. O professor de FQ telefonou a avisar que ia faltar e eu prontifiquei-me a leccionar no seu tempo nas minhas turmas de EI1 e CL1.
Sem solução para um dos problemas que me apoquenta, resolvi aproveitar para tirar umas fotocópias para a minha DT e Cef`s que este ano não faço outra coisa.
E não é que a inspecção entra pela sala de professores adentro enquanto aguardo pelas ditas!? E não é que nós estamos na conversa do costume? Que assim não se pode trabalhar. Que anda toda a gente exausta na segunda semana de aulas.. Mas quem nos paga as horas extraordinárias? "Que por este andar a maioria não chega à Páscoa", dizia a L. "À Pascoa?!!! Se a coisa continuar a marinar assim alguns rebentam antes do Natal" disse eu.
Saí da escola às 9:30 de fotocópias na maleta pedagógica e fui para casa. Corrigi testes de diagnóstico das 9:40 às 10:40. Voltei à escola e às 11.05 estava a substituir o colega de F.Q. Leccionei até às 12:50.
Almocei e às 14:00 já estava a trabalhar para a acção de formação, em modalidade oficina, que frequento desde Setembro, da Associação de Professores de História que é bastante trabalhosa e a qual não posso mesmo descurar. Trabalhei até às 16:30 em casa. Intervalei rapidinho. Às 17:15 estava de novo na escola a pedir ajuda com o Gato, programa informático a partir do qual requisitamos os audiovisuais, já que tentei reservar o projector para a semana e não consegui. Corri a escola, ninguém para me ajudar. Bolas! Mais um problema por resolver! 17: 30 resolvi sentar-me na sala de professores. Afinal só faltava uma hora para a reunião.
18:30 começa a minha reunião intercalar que dura até às 19:45.
E aqui estou. A postar. Retomarei o trabalho para a acção de formação depois de jantar. Até agora já se foram sete horas e vinte minutos de trabalho.

Nota - Novidade na minha escola. Agora chegamos às salas onde vão decorrer as reuniões e nem temos as salas preparadas. O professor, de facto, está a servir para tudo. Chegaremos a servir de capacho?

9 comentários:

Anónimo disse...

E eu a pensar que na minha escola estávamos mal. Na ESA de Anadia anda tudo calmo. Claro que com reuniões e testes diagnóstico e com (algumas) horas extraordinárias, mas nada TÃO!!!

E a prof. Anabela tem sorte porque vive relativamente perto da escola...

Elsa C. disse...

Anabela:

Solução/atenuação: resolve o inquérito do Clap.
Lê os textos da Passiflora.
Vai à Barca à semana.
Vai ao cineclube no dia 17.
Encontremo-nos, às 8h20, no local do costume...
É fácil "desalentarmo-nos" por contágio. E o meu medidor de insanidade diz-me que ainda tenho alguma lucidez para TE DIZER QUE É PRECISO ÂNIMO!
Somos professoras que adoram a sua profissão. Quantos profissionais se orgulharão do mesmo?!

Precisas de te descentrar de tanta papelada...tanto ruído...non sense...

Adoro esta máxima - creio, até, que já a escrevi no teu blogue:

"Podemos combater o mal mas contra a estupidez somos totalmente impotentes."
Henry Miller, Viragem aos Oitenta

Anabela Magalhães disse...

Tenho, Nuno. Sou uma privilegiada nesse aspecto. Estou farta de pensar naqueles que são de Chaves, Vila Real, Braga, Porto... que têm filhos pequenos e fazem as viagens todos os dias!!!
Andará tudo maluco?!!

rui disse...

Instinto de supervivência, antes de o corpo reventar deixar de remar um bocadinho, doutro jeito o barco ficará à deriva.
Ânimo, não há ser todo o ano assim.

Anabela Magalhães disse...

Não está fácil para mim, Elsa. Tu sabes.
Tenho a mania de ter tudo muito direitinho e organizadinho. Fico sem pé se não consigo. E não consigo. Não tenho tempo para fazer tudo!

Elsa C. disse...

Eu sei, Anabela.
Eu descentro-me da papelada durante a semana...por exemplo, ainda não fiz a T.A., a T.S. das minhas turmas. Trato das minhas aulas...e de como posso educar os meus alunos. Cativá-los.Surpreendê-los.Porque eles cativam-me e conseguem surpreender-me. É por eles - apenas, por eles -, que sou professora.
Desprezo a máquina burocrática e depois... passo cinco horas de um dia qualquer do fim de semana a tratar dos papelitos.
Auto-sacríficio.
Auto-flagelação.
Auto-mortificação.
Auto-estupidificação.

E, sinceramente, não gosto de te ver stressada e frustrada.

Beijos.

Anabela Magalhães disse...

Por isso, Rui, dê por onde der... tenha eu o que tiver pronto... sábado arranco para o Parque de Montesinho. Vou fazer dois percursos pedestres para ver se acalmo. Cambada de incompetentes estes políticos nacionais!

Anabela Magalhães disse...

Elsita
8 e 20 no bar da escola para o nosso costumeiro café! Mas não consigo deixar de protestar. Não te esqueças que já protestei sozinha, entre 170 professores em reunião geral da ESA, e ninguém foi capaz de me apoiar quando eu tinha razão. E eu protestei. Só. Não faz parte da minha natureza engolir o que não quero e calada ainda por cima!
Que hei-de eu fazer se sou assim?!
Beijocas
Thanks

Nota - Continuo sem Xanax e muito menos Prozac. :)

Bea disse...

Olá... continuamos a contar horas e a ver quem ganha um prémio no final... eu por mim ganhei um hoje
bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.