domingo, 5 de setembro de 2010

Cantinho Pitoresco


Cantinho Pitoresco - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Cantinho Pitoresco

Amarante é pródiga em verdadeiros cantinhos pitorescos. Verdadeiros mesmo e esta frase é/foi escrita sem qualquer ponta de ironia. Amo a minha cidade. Aqui nasci, facto acidental e não escolhido, aqui permaneço por opção, por escolha mais do que consciente. Amarante é uma cidade que mantém, apesar dos atropelos constantes, uma personalidade singular e muito especial.
Por isso incomoda-me solenemente este abandono a que a cidade está votada. Passam-se os dias e o lixo e os sinais de abandono acentuam-se aqui e ali.
É o caso deste exemplo exemplar, que eu gostaria de não ter visto nunca na minha cidade, fotografado bem próximo da entrada para o Registo Civil e para os Serviços Notariais cá do burgo, aliás esta rua e estas escadas visíveis na fotografia são mesmo um dos acessos para estes serviços públicos, não longe do Hospital de Amarante.
Trata-se, sem dúvida, de um cantinho pitoresco do centro histórico de Amarante e, por certo, faz parte da política de preservação municipal a implementar no casco antigo da minha cidade.
Eu não gosto disto. Continuo a não gostar disto. E não me vão obrigar a gostar.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.