sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ronda - Satisfação

Pasteleiros/Padeiros em Acção - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ronda - Satisfação

Hoje foi dia de fazer mais uma ronda pelas padarias/pastelarias onde os meus meninos e meninas da minha direcção de turma estagiam. E foi dia de ficar de sorriso rasgado até às orelhas. Não ouvi uma queixa, um lamento que seja por parte dos formadores e dos donos das empresas. Muito pelo contrário. Recebidos com sorrisos rasgados, obrigada Aires pelo apoio de sempre, e palavras de entusiasmo pela educação, empenho e responsabilidade demonstrados pelos formandos que para a semana se despedem dos locais onde fizeram a sua formação prática de 210 horas em contexto de trabalho, as pessoas que com eles contactaram tecem rasgados elogios aos nossos ainda alunos. Para alguns, maravilha das maravilhas!, será um até já pois as perspectivas são de que fiquem contratados e a trabalhar nos locais onde estagiaram o que é um excelente motivo de orgulho para a instituição que represento.
O mundo cá fora não está fácil para ninguém e estas portas abertas terão de ser transpostas por eles. Cabe-nos a nós ampará-los na adversidade, quantas ao longo destes dois anos!, cabe-nos a nós puxar-lhes as orelhas em chás por vezes zangados e quase intermináveis para que a coisa não descambe e não se lhe perca o controlo.
Há muito trabalho feito em prol destes 18 alunos da parte dos seus professores, dos funcionários, da direcção da EB 2/3 de Amarante e deles próprios e só assim se compreende esta chegada a bom porto, agora quase a finalizar os estágios.
Ainda restam a PAF teórica e a prática. Lá para 15 de Julho teremos o processo todo concluído... assim o espero... assim o espero...
Como directora de turma resta-me agradecer o amparo de tantos para que estes jovens cheguem a este ponto com uma formação o mais sólida possível, enquanto pessoas, enquanto profissionais que se querem competentes, trabalhadores, educados, responsáveis, briosos...
E aqui fica a promessa, para o ano começaremos um novo ciclo e procuraremos fazer ainda melhor.
Porque melhor é sempre possível.

2 comentários:

Maria Adelaide disse...

Parabéns a TODOS, sobretudo aos semeadores de esperança num futuro melhor!

Anabela Magalhães disse...

Estou orgulhosa deles, Lai! Que alegria saber que alguns começam a ver as portas a abrir na direcção do futuro. Que alegria ver os olhitos deles a brilharem de entusiasmo!
Temos de semear, constantemente, sob pena de nada colhermos, não é assim?
Beijinhos e votos de excelente fim-de-semana!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.