sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Desafio

Desafio

O Miguel Loureiro, editor do blogue Contrafacção, desafiou-me com um questionário... e eu, confesso, não resisto a um bom desafio. Aqui está o resultado dele.

1 - Existe um livro que relerias várias vezes?

Não é meu costume reler livros mas abriria talvez uma excepção para todos os que já li de Milan Kundera.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Existe e ainda está na minha mesinha de cabeceira inacabado - Cadernos de Lanzarote de Saramago. Estou convicta que jamais o terminarei.

3 - Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?

Não seria capaz...

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

A Bíblia e o Corão.

5 - Que livro leste cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?

Nenhum. Relembro-os pela totalidade.

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?

Lia histórias infantis e muita BD do Tio Patinhas, Donald e afins. Mas consigo destacar dois livros marcantes lidos ainda durante a minha infância e que foram "O Romance da Raposa" de Aquilino Ribeiro e "Memórias de Um caçador de Elefantes" de João Teixeira de Vasconcelos, irmão de Teixeira de Pascoaes, um livro que pertencia ao meu avô e tinha uma dedicatória do referido autor ao meu querido avô Rodrigo. De referir que na mesma rua onde habitavam os meus avós paternos, a mesma onde ainda hoje habito, existia a casa de família deste escritor/caçador com uma sala pejada de troféus de caça vindos lá das Áfricas, um deles uma gigantesca pata de elefante que deixava a miudagem de boca aberta até às orelhas... literalmente a sonhar com mundos outros, exóticos e estranhos como o raio que os parta.

7 - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Não me lembro de nenhum livro lido com muito sacrifício. O "Cadernos de Lanzarote" permanecerá, por certo, inacabado.

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.
"A Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera, "As Cruzadas Vistas Pelos Árabes" de Amin Maalouf, "O Último Voo do Flamingo" de Mia Couto, "Cem Anos de Solidão" e "Crónica de Uma Morte Anunciada" de Gabriel Garcia Márquez...

9 - Que livro está a ler?

"Istambul - Memórias de Uma Cidade" de Orthan Pamuk.

10 - Indica 10 amigos para responderem a este inquérito.

Ó diacho! O Miguel já esgotou uns quantos... mas vou tentar...

Helder Barros do blogue Informaticahb
Lelé Batita do blogue Pérola de Cultura
Hélio Matias do blogue Valado dos Frades
Fátima André do blogue Revisitar a Educação
Gabriel Vilas Boas do blogue Jardim de Livros
Didium do blogue Ler é Viver
Cristina Ribas do blogue ProfBlog
Xosé Ruibal do blogue Quem puxo esse papel na porta
Pode ler as respostas do Xosé, clicando aqui.
David Levy do blogue Lisboa - Tel Aviv
Flora Queirós do blogue EB1 Torreira

4 comentários:

Contra.facção disse...

Anabela
Nem dei por ela. Obrigado por não cortares a "cadeia" e vou fazer link para a 1H30.

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... respondi rapidamente que tenho de atacar o ralatório...
Beijinhos!

rui disse...

Bom dia, Anabela, vou ao pequeno almoço e já respondo. Gosto dos livros!

Anabela Magalhães disse...

Bom dia Galego! Que te tenha sabido muito bem o piqueno almoço! Aguardo as tuas respostas...
Beijinhos e excelente fim-de- semana!
Porra que tu madrugas!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.