quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Graça, ou a (des)Graça da Desonestidade Intelectual

Graça, ou a (des)Graça da Desonestidade Intelectual

Ao que parece esta Graça não concorda com a minha opinião e/ou com a minha argumentação sobre a isenção de avaliação talhada à medida de 40 mil professores, mais coisa, menos coisa.
Vai daí, em vez de argumentar com os seus argumentos, olha eu não concordo por isto e por aquilo e por mais não sei o quê, resolveu cortar o meu racicínio e o meu texto conforme a sua conveniência.
A  Graça é um exemplo exemplar daquilo a que eu chamo "desonestidade intelectual", para não lhe chamar outra coisa. A "mulher" será? resolveu transcrever apenas o que lhe interessava, cortando e recortando o meu raciocínio, nem se dando ao trabalho de assinalar os buracos negros de raciocínio", importantes, que entretanto engendrou.
Espero que a dita Graça/(des)Graça não seja professora. Se for, espero que a dita não esteja num dos escalões de avaliação que Nuno Crato quer isentar de avaliação. Se for, espero que a dita seja avaliada. E que lhe seja ensinado a transcrever correctamente o pensamento seja de quem for, respeitando a sua autoria e originalidade. Sob pena de ser uma das que não passará na avaliação.

Aqui deixo o texto dela:

"Como não estou no 8º nem no 9º escalão, exijo-o à mesma. Que palhaçada de país este! Onde nem a avaliação, quando nasce, se aplica a todos?! Estou pelos cabelos com tratamentos de filhos e de enteados. Que decepção! Que frustração! Que país nojento!
Se há isentos eu também quero estar isentada e acaba-se de vez a palhaçada. Se há avaliação não deverá haver isentos. É assim tão complicado perceber uma coisa assim simples?"
estas são as palavras da Anabel no seu blog.
alguém quer fazer a hermeneutica deste post? :)

E aqui fica o meu texto:

(...) Primeira crítica concreta - Se eu estivesse no 8º ou no 9º escalão exigia imediatamente o fim da discriminação mesmo antes dela começar. Mas que raio de avaliação é esta que prevê que a chegada a determinado patamar da carreira por si só isente o sujeito em causa de toda e qualquer avaliação?
Como não estou no 8º nem no 9º escalão, exijo-o à mesma. Que palhaçada de país este! Onde nem a avaliação, quando nasce, se aplica a todos?! Estou pelos cabelos com tratamentos de filhos e de enteados. Que decepção! Que frustração! Que país nojento!
Se há isentos eu também quero estar isentada e acaba-se de vez a palhaçada. Se há avaliação não deverá haver isentos. É assim tão complicado perceber uma coisa assim simples? (...)

Ah! E a infelicidade passou-se aqui.

19 comentários:

FranciscoSantos disse...

Anabela,
não pretendo defender a discordância da Graça, até porque nem me apetece ler esse tipo de discussão.
O que pretendo é chamar-te a atenção (e de caminho aos teus leitores) para o facto de não ser totalmente correcto afirmar que haverá milhares (20 mil? 30 mil? 40 mil?) de professores isentos de avaliação.
Há que ser cuidadoso na utilização do conceito de isenção, porque a proposta tem muitas rasteiras.
http://fjsantos.wordpress.com/2011/08/17/equivocos-em-torno-do-conceito-de-isencao/

Anabela Magalhães disse...

Até é capaz de ter, Francisco, mas ouviste o ministro a assumir a isenção argumentando com a antiguidade e a qualidade dos que estão nesses escalões? Ora bem se vê que o senhor ministro não conhece o dia-a-dia de uma escola.
Aliás, este modelo não veio substituir um outro, que, segundo os politiqueiros, premiava a antiguidade como um posto simplesmente adquirido? Não era contra isto que este modelo foi concebido? Sabes o que te digo? Estou fartinha!

Graça disse...

A irritação provoca uma azia incrivél e muitas dores de estomago. Calma Alexandra. Ainda aqui vamos não é verdade Alexandra?
Talvez esta discussão possibilite um maior conhecimento do seu blog Calma Alexandra.
Desejo-lhe a continuação de umas boas férias .

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... a mim não, apenas me provoca gargalhadas. Se permanecer por aqui vai constatar isso mesmo! E outras coisas também.
Ah! E quem é a Alexandra?

Anabela Magalhães disse...

Votos de excelentes férias também para si!

Hélio Matias disse...

Acabo de entregar uma petição no Tribunal Constitucional...exijo saber quem é a Alexandra!
...e constituí para já a tal de(s) Graça como arguida!
Não vai sair daqui assim, e já sei onde está de férias...mas só falo na presença do meu causídico!
Ip!
Com esta passei-me...

Anabela Magalhães disse...

Eu assino por baixo a petição!
É de se ficar de cara à banda, não é Hélio?

Anabela Magalhães disse...

Ah! E entretanto a Graça passou à clandestinidade e de perfil aberto passou a ter o perfil indisponível! Fabuloso, pá! Que mostra de coragem!

Graça disse...

Anabela
continuação de boas férias!
Graça

gabrielvboas disse...

A Anabela é uma professora corajosa, dedicada e informada. Discute, argumenta, tem opinião e permite aos outros tê-la, no seu próprio blog.Não se esconde atrás de nicknames, é frontal e não se cala perante indignidades como "talvez a discussão possibilite um maior conhecimento do seu blog".
Durante toda a discussão que li noutro blog não vi um argumento de jeito da senhora Graça. O que foi pena, mas mostra a sua prepração para discutir ideias.
Como já te disse Anabela, há pessoas que não merecem uma linha quando têm atitudes reiteradamente desgraçadas.

Graça disse...

AH! Anabela quem tem tamanha coragem não activa a moderação dos comentários ,primeiro eles passam pelo crivo da sua impoluta consciência não é verdade? Em abono da verdade reconheço que tem colocado todos os meus comentários . Olhe, foi um prazer conversar consigo . Sei que aprendemos as duas , eu aprendi que não devo "passar-me" com os termos utilizados pois facilmente perco a razão, e a Anabela ficou a pensar que talvez não devesse utilizar semelhantes termos ?

Anabela Magalhães disse...

A minha coragem advém de eu só deixar entrar na minha casa quem eu quero porque aqui quem manda sou eu e, mesmo assim, mesmo com moderação de comentários, deixar entrar as indignidades que deixo entrar. Porque é certo que as deixo entrar. E combato-as, com as armas que tenho aqui - a palavra.
O barramento de comentários é mais para que esta caixa deles não se torne uma coisa abjecta, da qual eu tenha vergonha, como tantas que por aí andam e a Graça conhece. É que os meus alunos andam por aqui frequentemente... Em quase cinco anos de blogue barrei um comentário absolutamente indecoroso que tenho guardado e, um dia, talvez! liberte para fazer um post sobre ele. Para aprendermos todos como não nos devemos mover.
Quanto ao ter aprendido alguma coisa consigo, garanto-lhe que não aprendi nada porque o que me demonstrou já eu o sabia

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Gabriel, pelo aconchego que me deixas... :):):)
Beijinhos!

J disse...

É pá que grande lata! Ás tantas a tal Graça queria comentar em anónimo.
Antes de falar do blog e da própria professora Anabela podia pensar um pouco e saber a quem se está a dirigir, aqui nunca faltou liberdade de expressão a quem a quis comentar.

É por pessoas como estas que o nosso país está como está, são as maças podres da sociedade, ninguém sabe quem são mas tão sempre lá.

Professora continue a fazer o seu excelente trabalho, que eu continuarei a visitar a sua "casa".

Hélio Matias disse...

Uf!
A tal de (des)graça embarcou esta manhã num Topolev...a caminho da Patagónia.
Demonstra grande "coragem"!
Ip!

Anabela Magalhães disse...

Provavelmente, João! O que não falta por aí é "coragem" por detrás de pálios, nicknames, anonimatos e outras vergonhas que tais. Abomino isso. Tu sabes. Não te preocupes comigo, tu que me conheces de outros carnavais... eheheh... na ESA...
E é certo que aqui nunca faltou a liberdade para concordar, discordar, o que seja desde que haja educação e respeito.
Continuo a agradecer-te por te manteres meu fiel leitor e comentador.
Beijinhos!

Anabela Magalhães disse...

Escafedeu-se, Hélio! Ip!

J disse...

De nada, eu como sou contra-poder, porque o país assim me obriga, gosto de cá vir ler os posts.

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... somos contra-poder...
:)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.