segunda-feira, 25 de março de 2013

E Não Deveria Ter Sido Sempre Assim?

E Não Deveria Ter Sido Sempre Assim?

«"Perante um banco em risco a nossa primeira pergunta deve ser ‘o que pretendem fazer no banco quando a isso? O que podem fazer pelos vossos meios para se recapitalizarem?'. Se o banco for incapaz de responder, então falaremos com os accionistas e os credores e, se necessário, com os depositantes não segurados, pedindo que contribuíam para a recapitalização do banco", acrescentou Dijsselbloem.

"Reforcem os vossos bancos, corrijam os vossos balanços e entendam que se um banco enfrentar problemas, a resposta automática [de Bruxelas] já não será resolver o assunto", insistiu o ministro holandês das Finanças. "Penso que a abordagem tem de passar por os bancos lidarem com o problema antes de olhar para o dinheiro dos contribuintes ou para qualquer instrumento público. Basicamente, os bancos deve conseguir salvar-se, ou pelo menos reestruturar-se ou recapitalizar-se tanto quanto possível", conclui.»

Pode ler a notícia por inteiro aqui.

E não deveria ter sido sempre assim?
O que é isto de deixar o capitalismo selvagem entregue a si próprio, de implementar-se uma economia liberal, ultra-liberal ou lá o que é... porque não sei o quê da regulação que se faz por si própria e enquanto a banca incha e dá lucros fabulosos eles são distribuídos pelos accionistas, depois, no aperto, aqui d`el rei, venham as medidas comunistas e nacionalizam-se os prejuízos para serem pagos pelas populações?!
O que é isto? O roubo perfeito?

Adenda às 18:34

É mesmo o roubo perfeito. Porque afinal havia outra... e afinal estas declarações, que numa leitura mais  superficial me pareceram tão ajuízadas, podem ser o fim da macacada quando a notícia é mais aprofundada e se descodifica a parte dos depositantes não segurados. Sim e coisa e tal, no final acabaremos a roubar os depositantes que tenham acima dos 100 mil euros depositados nos bancos.
Escusado será dizer que vamos assistir a uma divisão de depósitos... depósito de 100 mil para aqui, depósito de 100 mil para acolá... e a seguir... pois, o futuro a deus pertence... talvez uma mudança de regras?

"Afinal, a solução adotada no caso de Chipre, onde se aplicou uma taxa de 30% aos depósitos superiores a 100 mil euros no Bank of Cyprus, pode não ser única. O presidente do Eurogrupo admite que esta solução servirá de modelo para outras casos em que um banco entre em dificuldades de liquidez. Ou seja, o imposto pode ser aplicado noutros bancos, noutros países.

Em declarações à Reuters, Jeroen Dijsselbloem diz que, em casos de bancos com problemas, devem ser os acionistas e obrigacionistas a garantir a solvabilidade do banco. Caso não consigam fazê-lo pelos seus próprios meios, a solução alternativa passará por recorrer aos depositantes com poupanças acima dos 100 mil euros."
 
Leia o resto aqui.

Nota - O sublinhado é meu. Considero esta afirmação um abuso... para não lhe chamar coisa mais feia...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.