quinta-feira, 28 de março de 2013

Ecos de Uma Aula de História na Imprensa Local - Jornal de Amarante

História em Movimento - Igrejas de S. Domingos e S. Gonçalo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Ecos de Uma Aula de História na Imprensa Local - Jornal de Amarante
 
Agradecida pelo destaque, João Pereira da Silva!
 
Quando falámos sobre a sua ida a esta aula barroca no "nosso" escritório, aula tantas e tantas vezes falada entre mim, o Miguel Moreira e o João Sardoeira, seu primo, combinando pormenores, datas, horas, estratégias, enfim, a logística de uma aula não comum, estávamos todos longe de saber que esta aula, fruto do trabalho de tantos dedicados à Escola Pública, acabaria aqui, num artigo de opinião, no Jornal de Amarante.
 
A Escola Pública tem sido alvo de ataques sem fim vindos do poder político, da esquerda à direita, ora através de acções concretas - toque de finados para disciplinas, redução de outras a um modelito minimalista, artes, para que vos quero?, mexe daqui, tira dacolá sempre com o objectivo último de cortar, cortar, cortar - ora por interposta imprensa que amiúde parece seguir a agenda ditada pela 5 de Outubro com notícias colocadas estrategicamente na imprensa nacional sobre o assunto educativo do dia.
De facto, a Escola Pública parece ter sido eleita como um alvo a abater o que se reflecte negativamente nos seus principais actores que são alunos e professores e, enquanto professora, sei que pagaremos caro, no futuro, todo este ataque e este desinvestimento na Educação. Por isso, remo contra a maré.
Conheço bem a Escola Pública, faço parte integrante dela. Conheço-lhe os excelentes exemplos de professores e de alunos. Também lhe conheço os exemplos péssimos, os medíocres, de longe minoritários. Esta é a minha realidade.
E é contra este estado de coisas que eu luto como posso e sei. E sei que o posso fazer através da minha acção enquanto funcionária pública, agente privilegiada duma Escola a que me orgulho de pertencer.
A luta continua. Hoje e amanhã. Sempre.

Nota - Para ler com conforto, clique sobre a imagem.

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