quinta-feira, 28 de março de 2013

Pode Uma Aula de História Ser Emoção?


História em Movimento - Igrejas de S. Domingos e S. GonçaloFotografias de Anabela Matias de Magalhães

Pode Uma Aula de História Ser Emoção?

Pode. Desde que se convide um excelente Professor de História... aposentado... que sempre amou a sua profissão e voltou ao activo saboreando cada minuto da "sua" aula, saboreando cada minuto do "seu" reencontro com os "seus" alunos, desde que se aceite a sugestão de participação/contribuição duma excelente Professora de Educação Musical para o enriquecimento duma aula que previamente não contemplava a vertente musical, desde que se conte com a generosidade de outro excelente Professor de Educação Musical que é dono de uma voz capaz de nos arrepiar até ao tutano, capaz de nos levar para o interior de nós próprios.... e de nos abalar...
Pois pode. A Escola Pública pode ser tudo isto... se o ministério deixar, se o ministério não se preparar para arrasar o pouco da vertente artística que ainda existe no seu desenho curricular.
Senhor Ministro, todos somos necessários!

Aqui deixo um testemunho da emoção sentida numa aula tocada a muitas mãos:

"Foi uma visita de estudo incrível em que ficamos a saber mais sobre a igreja de S. Domingos ou de Nosso Senhor dos Aflitos.
No início da visita de estudo estivemos a falar com o professor Miguel Moreira sobre a igreja de S. Gonçalo.
Depois entramos na igreja de S. Domingos e vimos a sua decoração. (...)
Lemos um documento e tocamos duas músicas. No fim o professor Paulo Silva deu-nos um espetáculo inesquecível de que ninguém estava à espera.
Foi comovente para algumas pessoas que até choraram."

A P, 8ºD

Os restantes testemunhos, podem ser lidos aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.