quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Mercado Nazareno - Agrupamento de Escolas de Amarante - Um Balanço Possível

Mercado nazareno em Grande Plano no Porto Canal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Mercado Nazareno - Agrupamento de Escolas de Amarante - Um Balanço Possível

O desafio para colaboramos, enquanto Agrupamento de Escolas de Amarante, na actividade Amarante Cidade Presépio, chegou-nos tardiamente... Novembro?... pelas mãos do Presidente da Associação Empresarial de Amarante, Luís Miguel Ribeiro, mas a resposta, com alguns receios à mistura de não sermos capazes de erguer uma actividade tão complexa quanto esta em tão pouco tempo, para erguer uma actividade que necessitava de auxiliares educativos, de professores em plenas reuniões de avaliação, de alunos em merecida pausa lectiva, foi um corajoso sim.
E o Mercado Nazareno ergueu-se, contando com uma equipa restrita mas eficaz que planeou, tratou dos cenários, do guarda-roupa, da calendarização das colaborações, que tratou de assegurar a presença dos animais, lindas as cabrinhas e ovelhinhas anãs da Quinta da Ribeira!, que montou todas as bancadas no Claustro de S. Gonçalo, que das decorações do espaço, que tratou de dar o litro e o corpo ao manifesto quantas vezes das 10 às 22, de forma ininterrupta, almoçando em pleno mercado, jantando no mesmo sítio... pelo meio até integrando os Sésamos, o Ricardo Cunha, um grupo de tocadores de violas amarantinas, o Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante... eheheh... que muitos de nós somos pau para toda acolher! e, curioso... ou talvez não! muita desta gente é exactamente a mesma.
E o mercado Nazareno ergueu-se! E cumpriu a sua função. Sem ter números disponíveis arrisco que passaram por este mercado, a funcionar em espaço fechado e interior, milhares de pessoas, entre pais, encarregados de educação, familiares dos alunos envolvidos ou não, professores do agrupamento ou não que nos quiseram apoiar... os alunos de 9º ano angariavam fundos para a viagem de finalistas, os de 5º para uma máquina de lavrar para a horta pedagógica da EB 2/3 de Amarante, estrangeiros espantados que nos questionavam se o Mercado era organização de uma associação local... claro que todas estas visitas ocorreram mais concentradas no Sábado e no Domingo, dias em que bombámos/trabalhámos... de manhã à noite, literalmente.
O balanço possível é de êxito. As pessoas apareceram, percorreram o nosso espaço, elogiaram-nos a iniciativa e o trabalho desenvolvido... elogiaram mesmo muito... e tu sabes que a actividade foi um êxito quando escutas uma miúda a dizer para os seus familiares "Quero ir para esta Escola!"

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.