sábado, 5 de dezembro de 2015

PS - Finito Ensino Vocacional


PS - Finito Ensino Vocacional

Confesso que não experimentei esta nova via de ensino e tenho-me mantido, de propósito, completamente à margem dos cursos vocacionais, depois de para aí doze anos consecutivos de ensino nos antigos CEF, com acumulação de direcções de turma, de CEF, claro está! e até com aulas assistidas, a contar para a minha avaliação, em turma de CEF na escolinha onde ainda hoje me encontro. De facto já merecia uma sabática, penso eu de que, e penso também que estas turmas, por vezes complicadíssimas, deviam ter sido sempre distribuídas irmãmente e de forma solidária entre o colectivo dos docentes de uma escola ou agrupamento, isto para evitar o canto de galo, quiçá de galinha!, de uns quantos e  ou quantas que pelas escolas ainda se gabam de terem sido sempre poupados e poupadas a estes alunos mais complicados.
Posto isto, confesso que estou profundamente preocupada. Porque o PS arrasa, por completo, a aposta educativa do anterior governo - ver aqui - acabando com o ensino vocacional do 5º ao 9º ano e em alternativa não apresenta nada de nada para os miúdos e miúdas mais do que problemáticos que nos infernizam a vida de professores, que infernizam a vida aos colegas que querem aprender e os prejudicam e que não devem ser, de todo!, obrigados a gramar com insolências diversas, até com o verdadeiro bulling por parte de quem parece ter-se levantado da cama apenas para incomodar profundamente toda a gente que lhe aparece pela frente. Nem os outros alunos deviam estar sujeitos a isto, nem nós, seus professores, impotentes tantas vezes face à cobertura familiar, ao desleixo, ao deus dará... eu sei lá mais o quê...
Se o "básico volta a ser "integrado, global e comum a todas as crianças" e eu bem que gostaria que assim pudesse ser desde que todos os alunos valorizassem o Saber, o que não é manifestamente o caso!... confesso que fico extraordinariamente preocupada porque, com a diversidade de alunos que hoje estão presentes na Escola Pública, querer isto é querer realizar uma utopia... irrealizável, por definição.
E, confesso, mais uma vez, estou a ficar saturada do faz e desfaz consoante o partido político porque acho que o meu país só perde com este desnorte.

Nota - Ao longo de mais de uma década de ensino em turmas de CEF, declaro que também aqui encontrei alunos impecáveis, cinco estrelinhas mesmo. E outros que o vieram a ser. E outros que não tiveram solução...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.