quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Educação - É a Loucura Total da Escola a Tempo Inteiro


Educação - É a Loucura Total da Escola a Tempo Inteiro

Manter os alunos até ao 9º ano das 8:30 às 19:30 na escola por alma de quem?!

Como? Com quem? Com que recursos humanos agora que as escolas estão esmifradas deles? Com que recursos económicos agora que o corte no orçamento para as escolas públicas se voltou a fazer sentir somado aos violentos cortes anteriores? E os direitos das crianças à infância? A sério que queremos crianças/jovens a crescerem felizes? E o direito das crianças a um horário justo de escola? Por acaso as nossas crianças merecem ser tratadas assim? Querem matá-las de overdose de escola? E as crianças/adolescentes que demoram uma hora, e mais ainda, a chegar a casa de camioneta monte acima monte abaixo? E o direito das crianças a usufruírem do seu lar e dos seus familiares?
E os pais, a crer na notícia, aplaudem e estão contentes. Chegam a casa jantam e vão para a cama? Depois de um dia inteiro na escola?
Meus deuses... o que é isto? Digam-me que é mentira...

Sabem o que vos digo? Mau demais, mesmo! para ser verdade.

Estou totalmente contra.

Governo quer alunos até ao 9º ano o dia inteiro na escola

9 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Interessante este texto... concordo com o espírito de revolta, só tenho pena que vozes como esta não se tenham levantado quando foi implementada a dita "escola a tempo inteiro" para o pré-escolar e para o primeiro ciclo.

Na verdade, se no primeiro ciclo temos crianças dos 5/6 aos 10 anos na escola das 8h30 às 17h30 (9h. por dia), na Educação pré-escolar, crianças de 2/3 aos 5/6 anos podem permanecer, e muitas fazem-no, das 8h (am alguns casos, mesmo antes disso) às 19h... 10h por dia, na fase da sua vida em que mais precisam do aconchego familiar!

Unknown disse...

Muito bem dito Maria Jesus Sousa, não poderia estar mais de acordo!!!
É que quando nos toca é que falamos... quando é aos outros .... ignoramos!! este é o país que temos infelizmente... muito mau.
Educação é cada vez mais uma palavra vã, usa-se e abusa-se dela mas de facto poucos são os que sabem o que ela significa!

Anabela Magalhães disse...

Tenho a minha consciência tranquila. Sou contra a escola a tempo inteiro desde o tempo em que essa ideia peregrina foi sussurrada. Escrevi contra, integrei manifestações também contra isto. Bati-me pelo não fim de EVT. Por palavras e por actos que até a uma vigília fui ao Porto, na Praça da República, pela noite fora. E fui para Lisboa. De Amarante. E andei de petição na mão a pedinchar assinaturas... até aos que leccionavam EVT. E sou de História. A mim não me afectou nada, pessoalmente. Mas não é deste modo que eu quero a escola pública. Continuo contra agora que se fala de novo nisto, nesta escola a tempo inteiro. Porque a vida não se centra no umbigo de cada um.

Anabela Magalhães disse...

Apenas um exemplo de 2009: http://anabelapmatias.blogspot.pt/2009/10/mlr.html

Unknown disse...

Mas como fazem os pais que trabalham das 9h às 19h?????? Chegam a casa, tomam, banho, fazem os trabalhos, os pais fazem o jantar e vão para cama??? Sim. É exactamente isso que fazem esses pais, como eu. Infelizmente.
E digo-lhe que é uma luta inglória conseguir que a minha filha de 6 anos esteja na cama às 21:30h, para poder dormir as horas necessárias de forma a que às 7:20 da manhã acorde bem disposta..... Escola a tempo inteiro? Não claro que não, que estupidez!!!! Mas se a minha filha não estiver na Escola está num ATL, como efectivamente está e onde tenho de pagar 75€ por mês, e nas férias mais 20€ por semana...
O que seria realmente bom, e produtivo era que os programas escolares fossem feitos para as crianças e não para se apresentarem "números" à "Europa" e melhor ainda seria, não uma Escola a Tempo Inteiro, mas sim os pais terem tempo para os filhos.

Marta disse...

É verdade. Mas n havendo tempo prefiro n tê-los a ter outros a "educá-los" por mim...

Paula Cristina Coelho disse...

O meu filho acorda as 6.15 para apanhar a camionete as 7.05- Acaba as aulas as 17.30 e só chega a casa por volta das 18.45. Traz ainda trabalhos para casa que lhe ocupam o resto da noite. Quando tem tempo para se criança? Quando tem tempo para ouvir música, ver filmes, jogar a bola... E eu ? quando tenho tempo para falar com ele, brincar com ele, passear com ele... Vivemos os dois sozinhos e por este andar quase não convivemos... os pais têm que ter tempo de qualidade para os filhos... mas onde está esse tempo :(

Unknown disse...

O ideal seria tê-la comigo mais tempo, exactamente para não ter outros a educa-la por mim!!!! Mas como? Deixo de trabalhar? E depois vivemos do quê? Estas questões são complicadas.... Envolvem muitos sectores da sociedade. Atenção que não sou a favor da Escola a tempo inteiro, mas com a vida que a maior parte de nós somos obrigados a ter.... Não temos alternativas dignas relativamente à educação dos nossos filhos. Sou é a favor de mais tempo com as nossas crianças.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Infelizmente sinto no coração o que está a acontecer ao ensino no nosso pais.
tenho uma menina com 9 em que até ao ano passado não eram obrigados a frequentar as extras curriculares. Desta forma ela não ia pra poder fazer uma actividade desportiva e socializar com a irmã.
Este ano inventaram um nome diferente. ...expressões em que existe uma obrigatoriedade em freq.
Em suma entrar às 10h e sai às 18h30 com carradas de trabalhos e metas para atinjir.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.