sábado, 13 de fevereiro de 2016

Blogosfera Do(c)ente? Orgulho e Lamento

Auto-Retrato na Invicta Cidade do Porto
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Blogosfera Do(c)ente? Orgulho e Lamento

À pergunta feita pelo Paulo Guinote no seu "O meu quintal" eu respondo que a blogosfera docente está profundamente doente e a espelhar as pestes da desconfiança, da apatia, do conformismo, da paz podre... que vejo reinar entre nós, entranhadas em nós.
Tenho orgulho nas palavras que leio sobre o meu papel na blogosfera docente, escritas por uma pessoa que admiro profundamente, sendo que por vezes estou nos antípodas da sua opinião, graças a deus, né?, pois assim obrigo-me, com elas, essas e outras, a ponderar outras perspectivas e a não ficar rodopiando sobre o meu umbigo... que não o umbigo dele, do qual sinto saudades por tudo quanto representou numa fase da nossa existência colectiva bem complicada para todos nós. Agradecerei sempre ao Paulo Guinote a ajuda prestada ao colectivo e, no meu caso concreto, por me ter ajudado a não soçobrar em tempos que já lá vão de lutas bem mais aguerridas e violentas contra os ataques sistemáticos de uma tutela que não devia ir por aí, pelos ataques sistemáticos a toda uma classe profissional que está agora mais amorfa, mais defensiva, mais apática, mais apagada, mais doente, portanto.
Lamento por me ver só, eu, professora, na blogosfera docente, sendo que a profissão que exerço é campo predominantemente feminino. E esta constatação é, igualmente, um sintoma da doença espalhada em nós.
É que se a situação é esta numa das elites intelectuais do país... mal vai a elite, mal vai o país que eu desejava mais democraticamente interventivo, mais resiliente, mais opinativo, mais crítico, mais livre.

Obrigada pelas tuas palavras, Paulo Guinote! Para mim são um verdadeiro estímulo a continuar.
Siga! Da minha rua para... para quem me quiser acompanhar!



Blogosfera Do(c)ente?


Há um par de meses estive a passar em revista os blogues de professores em actividade há uma meia dúzia de anos ou um pouco mais. Encontrei ainda os vestígios de dezenas, entretanto desactivados, descontinuados, encerrados, sem contar os que decidiram apagar quase totalmente o seu rasto. Entre 2007 e 2010, mais coisa menos coisa, em especial em 2008-09, a efervescência era imensa e contrasta imenso com o estado actual. Claro que continuam a existir muitos, mas a maioria já está agora virada para a própria prática docente, para a publicação de materiais e com um envolvimento muito escasso nos debates do momento. A mim próprio posso acusar disso ao terminar a publicação do Umbigo (sobre isso, hei-de escrever mais em detalhe daqui por uns tempos), pois este quintal  já só se entusiasma com a actualidade de vez em quando. E quando o comecei, como se nota pela barra lateral, optei por não entrar em grandes redes ou inter-conexões como antigamente, de tão cansado de tudo isso.
De qualquer modo, e porque vai renascendo algum calor no debate sobre Educação, gostaria de deixar aqui uma shortlist das minhas leituras blogosféricas nesta área temática, deixando de lado blogues mais generalistas que ocasionalmente tratam o tema (de que será exemplo maior o Aventar).
A lista cabalística é a seguinte:
Correntes – do Paulo Prudêncio a quem, sem provocação, já chamei o senador de todos nós pela antiguidade no activo e postura.
Blog dear Lindo – do Arlindo Ferreira, porque consegue manter um ritmo de trabalho sobre matérias que em tempos abordei mas sem a profundidade e capacidade de tratamento de informação que ele continua a ter.
Professores Lusos – do Ricardo Montes por ter sido aquele que de forma mais concreta deu voz aos problemas e lutas dos professores contratados, assim como – com o defunto Ad Duo – melhor tratava as questões jurídicas.
Anabela Magalhães – da homónima, que é, de certo modo, a senadora das vozes femininas na blogosfera docente, outrora bem mais povoada, e aquela que combina de forma mais completa os materiais enquanto docente e as opiniões de carácter mais político.
ComRegras – do Alexandre Henriques, mais novo nestas andanças neste modelo, mas talvez por isso mesmo com uma pica imensa e com ideais a transbordar, tentando mobilizar muita gente para um projecto que aposta na parceria com as escolas.
Escola Portuguesa –  do António Duarte que, por fim, deu o salto dos comentários para a escrita em espaço próprio, num modelo mais próximo do dos tempos áureos da blogosfera docente, com o qual muitas vezes discordo em termos tácticos, mesmo se acho que os objectivos estratégicos são mais próximos do que pode parecer.
Atenta Inquietude – do José Morgado, que só surge aqui em último lugar porque acho que a sua área de intervenção é mais vasta, fruto da própria origem profissional do autor mas que, por isso mesmo, completa bem esta pequena lista que deixa injustamente gente de fora, mas todas as listas são assim e esta é em forma de 7.
Existindo um dia uma barra lateral, tendo dez lugares, estes estarão certamente por lá, até porque o Antero também acabou por se deslocar mais para o facebook. Mas acredito que não existirão muitos mais candidatos. Infelizmente.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.