quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A Tutela Não Desmente a Escola a Tempo Inteiro


A Tutela Não Desmente a Escola a Tempo Inteiro

Já me colocaram a questão no meu facebook, no post em que falei sobre a Escola a tempo inteiro, afirmando que teria sido desmentida, pela tutela, a notícia que deixou ao rubro as redes sociais de professores e remeteram-me para um link, ver aqui, onde se dá conta, entre aspas, portanto citações, se a jornalista cumpriu as regras, de alguns ditos emanados da tutela. Preocupantes, a meu ver e que servem para tudo menos para me tranquilizar relativamente ao futuro. A minha única esperança é, neste caso, a felicidade de não haver verbas para implementar isto... espero eu.
Deixo-vos com os meus sublinhados, com a certeza de que isto não é um desmentido, é apenas um não comprometimento com nada, por agora. Mas, como gato escaldado da água tem medo, quero por último referir que um desmentido seria "Não enquanto eu for ministro da educação" e ainda "Não enquanto este governo se mantiver em funções". Assim ficamos com o barro atirado à parede... a ver se pega? Nim? É que detesto isto!
Aqui, não pega.

Nota 1 - Os excertos que se seguem foram retirados da notícia saída no Notícias ao Minuto.
Nota 2 - Não tenho filiação partidária, clubística, religiosa. Os meus compromissos são apenas com o meu pensamento livre, o meu entendimento sobre o mundo que me rodeia... sempre aberta a outras opiniões... mesmo se delas discordo redondamente.

Sem estarmos a comprometer-nos com qualquer tipo de modelo que se vá avançar sobre a Escola a Tempo Inteiro é óbvio que seria sempre uma coisa opcional, os pais podem optar por deixar as crianças ou não”, declarou o Ministério da Educação ao Notícias ao Minuto.
(...) A tutela dirigida por Tiago Brandão Rodrigues esclarece que, “embora pareça que é uma coisa obrigatória, não é” e dá como exemplo as já existentes atividades de enriquecimento curricular (AEC), que os pais já fazem usufruto conforme a sua vontade. 
(...) A tutela não avança, no entanto, com mais informações, uma vez que é “um modelo que não está sequer em cima da mesa”.

1 comentário:

Anónimo disse...

No 1ºciclo a escola a tempo inteiro é feita com as AEC e à custa de duas horas de apoio educativo(horário considerado não letivo!!) dado pelos professores titulares e da não contagem dos intervalos no horário letivo. É assim esta trampa da escola a tempo inteiro.E também é opcional mas os garotos estão lá todos, o dia inteirinho, mesmo aqueles que têm os pais em casa (muitos deles desempregados de longa duraçaõ que nunca põem os pés na escola). No lugar dos professores dos outros ciclos não ficaria descansado.Podem utilizar a prata da casa como fizeram no 1ºciclo Nunca se sabe ...Pelo que se vai lendo, há professores que estão confiantes que esta solução possa gerar paletes de empregos.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.