segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vergonha Vergonhosa - O Orgulho Estilhaçado


Vergonha Vergonhosa - O Orgulho Estilhaçado

Hoje volto aqui, a esta vergonha vergonhosa passada numa Europa que, um dia, deu lições ao Mundo. Hoje volto a frisar o meu orgulho europeu estilhaçado, feito num oito e já jorrado numa qualquer valeta. A Europa, seja lá o que isso for, não podia ter deixado que isto acontecesse no seu solo, no coração da Europa. Não podia. A complacência de muitos decisores políticos dá-me vómitos.

"Europol avisa que redes mafiosas podem andar a explorar crianças refugiadas. Repetição do pós-guerra dos Balcãs em que muitos grupos vieram para o sul da Europa.

Trabalho escravo, exploração sexual e mendicidade. Será para estes fins que estarão a ser usadas 10 mil crianças refugiadas, de países como a Síria ou a Eritreia, que desapareceram assim que chegaram à Europa. Vinham sozinhas, sem acompanhamento de adultos, e poderão ter sido presas fáceis para as redes de traficantes que raptam menores."

Um dia escrevi neste blogue

Tenho orgulho em pertencer à cultura ocidental, herdeira de muitos cruzamentos entre o Ocidente e o Oriente, entre o Sul e o Norte, cultura que produziu este texto, um dos textos mais maravilhosos jamais gerados pelo Homem, ponto superior de civilização... no papel. Os Homens que o pensaram, gigantescos humanistas, não o pensaram, de forma egoísta só para si próprios e escreveram um texto directo, incisivo, marcante, simples, justo e de fácil compreensão. Chamaram-lheDeclaração Universal dos Direitos Humanos. E cheira-me que foi de propósito.

Pois a minha decepção, face a um Mediterrâneo transformado em cemitério colectivo e a um continente que não se entende e permite indignidades sem fim, contrariando Declaração Universal dos Direitos Humanos, constituições, legislações e estatutos para tudo e mais alguma coisa, não podia ser maior.
O EI, por estes lados, já ganhou. E nem precisou de soldados.

Como é que nós ensinamos isto nas escolas?


10 mil crianças desaparecidas. Portugal na rota do tráfico

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.