segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Uma Aula de Revisões Especial Com o Kahoot

Aulas de Revisões com o Kahoot - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Ana Osório e Anabela Matias de Magalhães

Uma Aula de Revisões Especial Com o Kahoot

Já me tinham falado deste jogo, é certo, mas eu, envolta sempre em mil e uma actividades ainda não o tinha experimentado, consciente que estava de ter de construir este jogo de fio a pavio.
No entanto, estica o tempo daqui, estica o tempo dali e, durante a semana passada, toca de atacar a aplicação que se revelou deveras fácil e intuitiva, enfim, a possibilitar um trabalho prazenteiro e gostoso porque desafiante sem ses e sem mas, tal e qual como eu gosto, direita ao assunto sem perdas de tempo que é por isso que o tempo me chega para tudo.
Realizado o Kahoot, foi tempo de o experimentar em contexto de sala de aula, em tempo real, com os alunos reais que são todos os das minhas cinco turmas de sétimo ano a quem lecciono História.
Bom, tenho de confessar que nunca um aluno me tinha entrado na sala de aula a correr para a aula de revisões para o teste. Também nunca me tinham entrado com o entusiasmo e brilho nos olhos que lhes observei na passada sexta-feira. E nunca uma aula de revisões teve tantos yeses, acertei!, risos e gargalhadas, entusiasmo ao rubro, animação, conforto, empenho e dedicação quanto estas em que utilizei o Kahoot pela primeira vez. E olhem que os meus alunos até costumam gostar das "Histórias que eu lhes conto"...
Assim sendo, e em jeito de balanço, só posso dizer-vos que o Kahoot veio para ficar... e ficou mesmo!
A não ser que haja qualquer programa do género que permita colocar on-line os jogos por mim construídos por forma a que os alunos lhes possam aceder, jogando e, ao mesmo tempo, fazendo revisões das matérias que vamos dando ao longo de um ano.
Ah! E no fim da aula queriam jogar mais... Professora, podemos jogar mais um?

Nota 1- Tenho e confessar que na minha turma de quase 30 alunos a coisa foi um nadica mais complicada de gerir... é caso para perguntar... senhor ministro, para quando a redução de alunos por turma?!
Nota 2 - Os meus alunos do oitavo ano ainda vão ter de esperar...

4 comentários:

Armando Oliveira disse...

Usei hoje lol...foi igual.

Inês Araújo disse...

O Socrative (https://www.socrative.com/) poderá ser uma aposta para eles fazerem revisões em casa.

Anabela Magalhães disse...

Acredito, Armando Oliveira! ;)

Anabela Magalhães disse...

Tenho de experimentar, Inês Araújo! A Ana Osório, prof de TIC na minha escola, já me falou dele!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.