sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Projeto Rua - Maratona de Projeto Reinventar Lugares

Apresentação de Projectos - Casa da Portela - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Projeto Rua - Maratona de Projeto Reinventar Lugares

A iniciativa que ligou a Câmara Municipal de Amarante à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) é de louvar. Pensar a cidade, "reinventando lugares", só pode ter como resultado o nosso enriquecimento colectivo pelas múltiplas soluções apresentadas que nos obrigam, mais uma vez, a determo-nos sobre um espaço físico que nos foi legado e sobre o qual deixaremos, inevitavelmente, a nossa particular marca.
De 19 de Fevereiro até hoje foi ver dezenas de futuros arquitectos a percorrerem a cidade de Amarante, para cima e para baixo, sim, esta cidade não é a plana Espinho!, emprestando-lhe uma juventude e dinâmica e emprestando-lhe uma vivacidade que ela não costuma ter por esta altura o ano. O desafio que lhes foi lançado não era nada fácil. Se uma parte de Amarante é preciosa - no geral todo o centro histórico - há uma outra Amarante simplesmente miserável e que toca mais do que devia esta pérola - o Arquinho conspurcado pelo Edifício Navarras e pelo mamarracho do prédio inacabado que lhe fica em frente, a zona de Santa Luzia e os seus deprimentes prédios e torres, o Campo da Feira, atulhado de carros com o horroroso prédio Mirante, mais adiante na Avenida 1.º de Maio o ainda pior Edifício Carvalhido, a zona da Costa Grande desarticulada com a restante cidade... e... e será sempre tarefa nada fácil articular tudo isto de forma decente.
Tive a felicidade de poder assistir à apresentação de grande parte do trabalho produzido ao longo destes cinco dias, hoje à tarde, na Casa da Portela, e de poder escutar propostas de soluções, evidentemente, umas mais interessantes do que outras.
Parabéns aos organizadores da iniciativa e a todos os que de alguma forma estiveram envolvidos na sua concretização.
Por último, foi bom de ver a Casa da Portela a abarrotar de gente de algum modo ligada a estas problemáticas ou que apenas se interessa por elas como é manifestamente o meu caso.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.