segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Amarante - O Reino das Ervas Loucas (Entre Outras Coisas)

Ervas Loucas - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Amarante - O Reino das Ervas Loucas (Entre Muitas Outras Coisas)

Já o escrevi inúmeras vezes antes desta - Amarante é uma pequena joia a exigir muito pouco para brilhar em todo o seu esplendor. Assim, não precisamos de obras faraónicas com dinheiros gastos à conta do erário público e que nos deixam depenados por gerações mas apenas pequenas intervenções pontuais que não descaracterizem o perfil e o miolo desta cidade que nos foi legada.
É o caso do lixo e da merda de cão e de pomba espalhados aqui e ali pela cidade num descuido lamentável e imputável às pessoas e aos animais que nela circulam, com ou sem dono... que também os há completamente à solta e a procriarem desembestados, agravando o problema a cada dia que passa. Os passeios, sim, temos de fazer gincana e de andar de olhos pregados ao chão, estão como sabemos e em alguns casos é mesmo um problema de saúde pública tal a quantidade de excrementos acumulada e note-se que estou a falar essencialmente do centro histórico, do miolo que faz afluir os turistas à cidade, miolo que nos distingue de todos os outros aglomerados urbanos já que ninguém no seu perfeito juízo se desloca a Amarante para ver as "urbanizações pato-bravo" que por aí foram sendo edificadas nos arrabaldes após a  revolução.
Mas hoje, a partir das fotografias captadas unicamente em dois locais, trato apenas das ervas loucas que parecem já caracterizam a cidade, porque, ano após ano, parece haver uma completa impossibilidade de lhes tratar da saúde... expressão irónica de uso corriqueiro aqui pela região.
Já sugeri umas cabrinhas. De fraldas, para não agravarem o problema dos excrementos no centro histórico e, quem sabe!, Amarante não ficava a ganhar e conseguia captar ainda mais turistas.
O poder político local - quer seja junta, quer seja autarquia - tem poderes e verbas para resolver este problema que não cabe na cabeça de qualquer pessoa minimamente formada. Então, por que razão não o resolve de vez? Nós não pagaremos impostos que cheguem e que sobrem para manter a cidade um brinquinho?!

1 comentário:

Anónimo disse...

Com tanta coisa pelos animais, acho que essas ervas todas são para eles!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.