quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

O Município de Amarante em Destaque no JN pelas Piores Razões


Biblioteca Municipal Albano Sardoeira - Amarante
Fotografias de José Gonçalves
Biblioteca Municipal Albano Sardoeira - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


Maqueta - Casa da Memória - Solar dos Magalhães 

O Município de Amarante em Destaque no JN pelas Piores Razões

Relativamente ao corpo desta notícia, abstenho-me de comentar seja o que for para além de ter chegado à imprensa nacional o que por Amarante já se fala a bom falar e que é - Não há dinheiro!
Mas não posso deixar de rir, para não chorar, com o anúncio de tanto projecto para Amarante quando os equipamentos existentes e geridos pela autarquia estão em modo penúria como é o caso do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, que se encontra em penúria térmica e como é o caso da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, que se encontra em penúria térmica com o sistema de aquecimento avariado há anos!!! e que, a somar a isto, está a meter água por todos os lados e mais alguns, igualmente há anos!!!!
Por último, só referir que o projecto de reabilitação dos trilhos ao longo das margens do Tâmega numa extensão de, pasme-se!!! 18 km... dá mesmo é para gargalhar quando a autarquia não consegue nem sequer manter um trilho de algumas, poucas!, centenas de metros e que é nem mais nem menos o que existe aqui bem no centro da cidade que deveria estar sempre limpo e asseado e não ser povoado de ervas loucas e de lixos variados. 
Quanto ao projecto de Siza Vieira para o Solar dos Magalhães o programa dado pelo Município de Amarante ao arquitecto foi, por certo!, a destruição da nossa memória, única no seu género que por aqui se conserva, das invasões francesas para construção, pasme-se!!!, da Casa da Memória!!!
Acrescento, por último, que o arquitecto Siza Vieira correspondeu plenamente ao programa fornecido pela autarquia e apresentou um projecto que nos espatifa bem espatifada mais esta memória identitária amarantina.

Nota - E, sobre o mesmo assunto, pelo CM... 

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.