segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Amarante Surreal ou a Anedota do Tâmega

Amarante surreal - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Amarante Surreal ou a Anedota do Tâmega

Este muro que suporta a agora chamada Alameda Teixeira de Pascoaes, visível à direita da Ponte Velha na fotografia, está, desde que me lembro, envolvido em profundíssima discussão e polémica.
Os amarantinos suspiram há anos pela sua demolição porque é uma afronta, porque cai mal na fotografia, porque é excessivo, porque é mesmo uma aberração de escala, porque os impede de usufruirem do rio cortando-lhes a ligação... e foi ver e ouvir, durante todos estes anos que levo de vida, os pedidos pungentes à edilidade local para que, com urgência, dê cabo da saúde do monstro granítico que transforma esta paisagem em coisa asquerosa e horrível.
Este muro constituiu-se mesmo, para nós, num verdadeiro trauma existencial que urge resolver!
Os próprios turistas que aqui chegam, vejo-os eu e oiço-os também nas várias línguas que falam, soltam grunhidos violentos e sentidos perante esta visão aterradora que é preciso destruir:
- Quelle horreur! - exclamam uns, enquanto disparam muitas fotografias para levar para a terrinha deles como exemplo de uma terra horrorosa que seria tão linda se este muro fosse desmantelado.
- This is ugly! - exclamam outros enquanto disparam também muitas fotografias para levar para a terrinha deles como exemplo de uma terra horrorosa que seria tão linda se este muro fosse desmantelado.
- Das ist doch ungeheuerlich! - exclamam outros enquanto disparam também muitas fotografias para levar para a terrinha deles como exemplo de uma terra horrorosa que seria tão linda se este muro fosse desmantelado.
E é vê-los a todos, sem excepção, até em árabe e chinês! a exclamar impropérios voltados para o nosso muro das lamentações, que também o temos!, a sair desta cidade de Amarante que não sei por que raio alguém apelidou um dia de Princesa do Tâmega... Princesa do Tâmega???!!!! Mesmo???!!! depressinha e bem depressinha para não mais voltar aqui ao burgo e é vê-los todos traumatizados a precisarem, dizem-me, de tratamento psicológico e psiquiátrico tal o trauma provocado por tão horrenda e hedionda visão!
Quanto aos efeitos nefastos deste muro sobre nós, população que por aqui continua numa labuta constante e desgraçada contra uma interioridade difícil, bom, isso nem se fala... até que... eis que a edilidade escutou as nossas preces!!! Aleluia, aleluia!!!!
- Prioritário! - disse ela! - Antes da limpeza da cidade, antes das obras na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, antes do aquecimento no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, antes das obras no Cine-Teatro, antes do gás de cidade... não podemos pactuar com décadas e décadas de traumatismo infligido a estes pobres amarantinos que até promessas fazem a S. Gonçalo tal a urgência... e sentido de oportunidade!... no desmantelamento deste muro, suavizado-o, finalmente!, em dois!

Louvados sejam os deuses todos!
Agora já podemos esperar que a seguir desmantelem o muro de suporte ao Largo de S. Gonçalo e o muro de suporte às Tílias, intervenção igualmente premente para que esta Princesa vire... sei lá... Bruxa do Tâmega?... Anedota do Tâmega?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.