quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Amadeo de Souza-Cardoso - Aniversário



Amadeo de Souza-Cardoso - Aniversário

Quanto mais dele conheço, mais o amo. Amo o seu olhar profundo e penetrante, as costas direitas com coluna vertical a condizer, o seu peito lançado para a frente, sem medos; amo a sua rebeldia, o seu pioneirismo, o seu arrojo, a sua determinação, a sua elevação da mediocridade geral, a sua procura de caminhos outros, de percursos novos, o seu querer fazer diferente, a sua necessidade imperiosa de afirmação. Amo este ser original, único, irrepetível, genial.
Por acaso, ou talvez não, escorpião dos sete costados. Por acaso, ou talvez não, nascido numa deveras terra especial, que já deu tanto ao país e que se chama Amarante.
Continuaremos a honrá-lo. E a amá-lo. Ontem. Hoje. Amanhã.
Pela sua criatividade sem freio nem garrote, pela sua modernidade e arrojo, pela sua coragem e determinação, pela qualidade excepcional de todo o seu trabalho... Amadeo é Amadeo, acima da pequenez portuguesa que, há exactamente cem anos, ficou bem patente no escândalo causado pela sua exposição "Abstracções", realizada em Lisboa, onde expôs cento e catorze pinturas.
Em 1916, Amadeo de Souza-Cardoso era um vanguardista incompreendido pela maioria dos portugueses que tiveram a oportunidade, e o privilégio digo eu!, de pôr os seus pobres cegos olhos sobre a sua excepcional pintura. Em 1916, Amadeo de Souza-Cardoso estava certo. Hoje, passados mais de cem anos, continua certo e isso é de génio.
Por aqui, continuaremos a honrá-lo. E a amá-lo. Ontem. Hoje. Amanhã. Que orgulho, Amadeo!
Hoje, cito-o:

"Há gente que chama ao meu estado uma pretensão para sair do vulgar - que pensem o que queiram, indiferente me é - eu tenho as minhas razões e bastam. Eu sei o que agrada em geral - eu na generalidade desagrado. Até certo ponto não é menos lisonjeiro."

Amadeo de Souza-Cardoso

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.