terça-feira, 1 de maio de 2007

Prazeres Comidos




Calia (ler Cália), Espetada, Salada Marroquina, Kefta
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Prazeres Comidos

Estes são alguns dos pratos, deliciosos, existentes no reino de sua majestade, o rei Mohammed II, e que constituem mais uma atracção deste reino, neste caso uma atracção gastronómica.
Já levei muitos dos meus amigos a Marrocos e devo dizer que a maioria foi com um pé atrás em relação às pessoas, ao lixo, à comida... mas a verdade verdadinha é que todos vieram de lá mais ou menos rendidos à afabilidade de um povo, à espiritualidade das paisagens, à beleza da apresentação de tudo, desde as sedas às laranjas, às azeitonas ou aos frutos secos nos Souks, até à beleza da apresentação da comida nos pratos. A sensibilidade estética desta população é algo que queria aqui sublinhar, e só pode ser consequência de uma cultura muito forte e resistente, que ainda não se perdeu completamente, no confronto e no contacto com a nossa própria cultura, que vai causando muitos estragos por este mundo fora.
Os pratos que ilustram este post são simplesmente sublimes. Sublime uma salada? Pois é... perguntem à Verinha que em casa não come saladas e amou estas saladas marroquinas em que o tomate sabe a tomate, o pimento sabe a pimento, a cebola sabe a cebola, o milho sabe a milho, as azeitonas são fantásticas... e a mistura final é um prazer dos deuses!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.