sexta-feira, 4 de maio de 2007

Eu


Disfarçada de Belinha aos 14 anos
(sem saudades)
Fotografia de Paulo Fontoura

De Belinha a Moça (passando por Anabeeeeela Maria, Anabela, Menina, Sr.ª Dr.ª, Setora, Professora...e Escorpião Azul)

Durante toda a minha infância e adolescência fui Belinha para os meus pais, o meu irmão, os meus avós, os meus tios, os meus primos... só mudava de nome quando me metia em trabalhos e o meu pai me chamava, com a sua voz de trovão, "Anabeeeeela Maria".
Quando o A me conheceu eu era uma adolescente de 14 anos e o A adoptou o Belinha para me chamar. Devo dizer que eu, aos 14 anos, andava mesmo disfarçada de Belinha... Belinha remete para fofinha, docinha, meiguinha, rapariguinha...
Não sei situar no tempo quando passei de Belinha a Moça para o A. E ele também não sabe.... sei que a designação se foi instalando algures durante o nosso casamento. Não sei a razão da mudança. Não sei porque é que o A me chama de Moça para trás e de Moça para a frente... ele não se revela permanecendo enigmático (a atitude é propositada segundo o Zé ), mas sei que Moça tem, decididamente, muito a ver comigo e com aquilo que sou.
Moça remete para traquinice, brincadeira, irreverência, inconformismo, jovialidade, alegria...
Não sei se é estranho para os outros ouvirem o Artur chamar-me Ó Moça! A mim cheira-me apenas a coisa deliciosa.
Ah, e entretanto sou Menina quando desço a Rua da Cadeia, sou Sr.ª Dr.ª em algumas circunstâncias, sou Anabela, Setora e Professora na escola...
A verdade é que de todos os meus nomes aquele com que mais me identifico é Moça.
Mas recentemente fui rebaptizada de Escorpião Azul e também adoptei a designação que se me colou à pele como este blogue! E agora sou uma Moça Escorpião Azul!

P.S. - Hoje, Sábado, encontrei o Magalhães, da E.B. 2/3 de Amarante, que me perguntou, como sempre "Então, Mulher, estás bem?"
Xiiiiiiii... tinha-me esquecido completamente deste meu outro cognome! É, para o Magalhães sou Mulher para a frente e para trás, o que também é saboroso.
E gostei de o ver e de falar um pouco com ele... vai dando para matar saudades...

3 comentários:

Helder Barros disse...

De facto Escorpião azul é um nome intrigante! Gostei muito dessa foto de um escorpião tão discreto, apanágio da idiossincrasia do ser escorpião! Essa foto da Belinha, moça de 14 anos está fantástica! Mas esse epíteto recente, de escorpião azul, tem muito a ver com a Sra. Doutora que desce, não raras vezes, a Rua da Cadeia... Escorpião, por um lado é tímido e temido, e gosta muito de se refugiar no seu casulo, no seu mundo! É um ser da terra, mais particularmente das areias... como tu! Setora, azul deve ser porque a cor azul é sinónima de tranquilidade, serenidade, poça, já pareço o Paulo Bento, lol! Escorpião azul é intrigante, bicho que ataque e azul tranquilo; mas tal como a "Belinha" é intrigante, tem essa fome de vida, de fuga ás rotinas, totalmente perturbadora da paz podre e medíocre circundante que leva a que certas "laurinhas", não tenham capacidade de interagir com alguma integibilidade com um ser tão díspar e ao mesmo tempo tão em sintonia com o cosmos... um escorpião azul, desculpa lá amiga, mas gosto muito deste teu cognome!
Que Alá te acolha sempre nas Suas areias... escorpião azul gosta de areia do deserto!

Helder Barros disse...

Escorpião Azul, deculpa mais uma coisa. Essa foto não foi tirada no caminha que leva à praia Aurora (Poços)?

Anabela Magalhães disse...

Sim, claro...não conhecemos todos de cor o caminho para a nossa praia? Disso tenho saudades...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.