terça-feira, 15 de maio de 2007

Uma Viagem Inesperada



Istambul - Turquia
Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Uma Viagem Inesperada

A viagem à Turquia foi inesperada... começou com uma brincadeira, num fim-de-semana de Setembro de 1994, e na semana seguinte já estávamos em terras turcas.
Pela primeira vez, desde que era professora, não tinha sido colocada nos mini-concursos de Setembro, estava super chateada e preocupada, e o A agarrou em mim e levou-me para terras islâmicas. Fui "comemorar/esquecer" a minha não colocação!
De viagem inesperada, a viagem à Turquia transformou-se em viagem inesquecível. O grupo era extraordinário. Mesmo para nós, que não gostámos de andar em rebanho de turistas, devo confessar que aquele grupo que viajava pela Agência Abreu funcionou.
Foram oito dias durante os quais visitámos um património mundial sem preço: grego, romano, bizantino, otomano...muitas das nossas raízes, das raízes da nossa civilização ocidental, estão lá.
Andámos por terras Hititas, na Anatólia central, berço de civilizações antigas.
Em Istambul, aliás, Constantinopla, aliás Bizâncio, como de resto em toda a Turquia actual, entrecruzam-se Europa e Ásia, civilização ocidental, civilização oriental, europeus, turcos, árabes.
Que possa continuar assim.
E quem me dera dizer "Gule gule" (que traduzido do turco quer dizer adeus para quem fica)

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.