terça-feira, 25 de setembro de 2007

Aeroportos


Aeroporto de Frankfurt - Frankfurt
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Aeroportos

Cada vez gosto mais de aeroportos. Gosto de passar momentaneamente pelo bulício de gente que vem sabe-se lá de onde e vai sabe-se lá para onde. E agora os aeroportos estão ainda mais excitantes com gente aos molhos que parece estar permanentemente a iniciar ou a acabar um strip gigantesco... tira casacos, tira cintos, esvazia bolsos, tira sapatos... ou então em alternativa faz-me lembrar a Zara em dia de hiper saldos, com pessoas perto dos vestidores, a esbordar, acabando de se arranjar ali mesmo, à vista de toda a gente! Desde os atentados do 11 de Setembro os aeroportos vão-se adaptando como podem a normas cada vez mais apertadas de segurança, que é preciso cumprir, para o bem de todos, mas que dá cá um espectáculo super estranho de filas enormescas de gente que se desarranja ou arranja, consoante vai passar, ou já passou, pelos seguranças.
Apesar de tudo isto, cada vez gosto mais de aeroportos. Gosto da arquitectura que me faz lembrar filmes de ficção científica vistos lá longe na minha juventude. Gosto do movimento das pistas... aviões que aterram, aviões que descolam, gente que se movimenta nas pistas fazendo sinais estranhos e luminosos, carros repletos de malas, passageiros que saem dos aviões em direcção aos transportes que os levarão ao interior daqueles edifícios gigantescos, envidraçados, que fervilham de vida vinda de todo o mundo.
É claro que estou a falar de um grande aeroporto como o de Frankfurt e não do aeroporto Sá Carneiro que apenas bate o de Frankfurt em beleza arquitectónica... quanto ao movimento continua reduzido neste nosso Norte que teima em não descolar.
Recordei a minha primeira viagem de avião, com a minha família, a minha mãe transida de medo, para a Madeira, no muito longínquo ano de 1976. Aterragem perigosa num aeroporto ainda hoje com uma pista não muito confortável. A descolagem idem aspas aspas.
É o que eu continuo a apreciar nas viagens de avião. As descolagens, em que o avião vai com os motores no máximo e nos empurra contra as costas da cadeira e lá descola, aquelas bizarmas no ar!!! E as aterragens, o momento em que o avião toca em terra e trava, trava a todo o vapor, deixando parte dos pneus nas pistas.
Gosto destes momentos do voo apesar de saber que são os mais perigosos, apesar de saber que é aí que o avião vai em esforço completo e que é aí que as probabilidades de haver um acidente se elevam.
O resto da viagem se é passada a dormir é abençoada, se é passada acordada é uma verdadeira seca seca se as vistas são mar e mais mar. Não foi o caso desta, uma vez que o destino final não fica assim tão longe como isso, aqui ao lado, no centro da Europa, em Praga.

2 comentários:

Dianinha disse...

Ando a dizer os meus pais que quero andar de avião mas nada...
se nao conseguir antes vou no 12º com a minha turma...
A minha mãe morre de medo...Foi a Madeira e teve uns maus momentos...
Não me acredito que seja tão mau... Andar por cima de tudo e todos...
MARAVILHOSO(acho eu)

=)

Anabela Magalhães disse...

Maravilhoso... para quem gosta!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.