sábado, 10 de novembro de 2007

Grandes Superfícies


Silêncio - Barca -Amarante - Portugal
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Grandes Superfícies

Foi um convite foleiro este que a minha filhota me endereçou à hora de almoço e que me fez perder por completo uma fantástica tarde de sol, de um Outono que teima em ser quente, soalheiro, radioso. Convidou-me para ir com ela ao Ikea. E eu não resisti ao convite, e lá fui fazer a minha estreia neste tipo de grande superfície, desta vez de venda de todo o tipo de artigos que se possa imaginar para casa.
Confesso que não sou cliente, nem de longe nem de perto, das grandes superfícies, nem dos grandes centros comerciais. Basta-me lidar com muita gente na escola, gente que fala alto e aos berros, gente que se movimenta aos pulos, que se acotovela e pontapeia pelas escadas acima ou abaixo, como se isso constituísse uma diversão, para ficar de cabeça cheia, a aspirar pelo silêncio da Barca. Por isso dispenso a confusão das compras nas grandes superfícies, que são sempre sinónimo de gente aos molhos, que se movimenta vinda de todos os lados, e para todos os lados, num aparente caos completo e absoluto. Cansam-me. Esgotam-me. Deixam-me sem paciência para as compras. Deixam-me sem vontade de fazer compras.
Hoje entrei de dia e saí já o sol se tinha posto num horizonte ainda laranja avermelhado prometendo um amanhã soalheiro. E saí como sempre. Cansada. Esgotada. E de mãos a abanar. Para além de estar muito disciplinada, e resistir muito bem aos apelos ao consumo desenfreado que caracterizam a nossa civilização, tenho consciência que as grandes catedrais do consumo exercem sobre mim o efeito inverso ao que seria de esperar.
Se valeu a pena ter ido espreitar? Valeu. Os artigos expostos têm uma qualidade bastante aceitável, excelente design, preços incrivelmente baixos.
Havia gente às compras?
Sim, aos molhos, deslocando-se para todos os lados com tralha nas mãos, nos sacos e nos carrinhos.
É assim que os suecos nos levam a melhor. E merecem.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.