segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Competências


Mala - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Competências

Adquiri a competência de fazer malas faz muitos anos e, sejam malas para períodos de Inverno ou malas para períodos de Verão, para pouco ou para muito tempo, domino-a totalmente.
Por norma, começo a fazer a minha mala muito tempo antes de partir seja para onde for. Praticamente todos os meus amigos conhecem esta minha faceta e até gozam comigo. Um ou dois meses antes lá começam eles: "Anabela já começaste a fazer a mala?" E o engraçado é que quase invariavelmente a resposta é afirmativa e é dada entre gargalhadas, porque adoro saborear lentamente o supremo sabor da partida, do virar costas ao meu umbigo quando já estou saturada dele, e porque até eu acho piada à minha pachorra de começar uma mala, maleta ou mochila, com tanto tempo de antecedência, ainda por cima sabendo eu que a maioria dos meus amigos e amigas acham esta actividade uma valente seca.
Apesar do que ficou dito, faço uma mala em três tempos, com o conteúdo reduzido ao essencial e indispensável. Principalmente se as férias implicam viagens de avião há muito que uma pequena mala de mão ou uma mochilita me acompanha, para não perder tempo com malas nos aeroportos, para não perder malas nos aeroportos e, acima de tudo, para não ter desagradáveis surpresas com malas nos aeroportos, como a que tive há muitos anos atrás, estava eu a chegar não sei onde, quando vejo surgir no tapete rolante uma grande mala com os fechos completamente abertos, toda empandeiretada, a roupa toda remexida, cuequinhas e soutiens, nem de propósito, meios fora meios dentro a querer fugir o mais rapidamente dali para fora, o que me fez soltar uma exclamação misto de pena e solidariedade "Coitada da dona daquela mala!!!" Pois. A coitada era mesmo eu! E escusado será dizer que nunca mais me apanharam noutra. Agora viajo de avião com uma pequena mala ultra leve que me acompanha todo o tempo avião adentro inclusivé.
Na última viajem que fiz esmerei-me. Pedi instruções ao Agostinho, meu cunhado, e meu 112 na Agência Abreu, no que diz respeito a viagens, sobre as normas de segurança que vigoram agora nos aeroportos. "Cada pessoa pode levar uma mala com 5 kg para dentro da aeronave. Atenção aos frascos com líquidos. Só abaixo dos 100ml."
Ah é?
Pois consegui fazer uma mala que pesava 3 quilitos e que haveria de suprir todas as necessidades de roupa para duas pessoas, durante quatro dias.
Duas pessoas 10 kg?! Teríamos de ir um mês!

3 comentários:

Vera Matias disse...

O essecial e o indispensável ?

Perfume, roupa e mais roupa, revistas e mais revistas, um chapéu de todas as cores...

:P

Anabela Magalhães disse...

Um chapéu de todas as cores? Roupa e mais roupa? Andas a ver muitos filmes ou estás a confundir-me com a tia Olivinha! Lol

Vera Matias disse...

Sim, acho que confundi :P

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.