terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Zelliges





Zelliges - Mesquita Hassan II - Casablanca - Marrocos
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Zelliges

Os zelliges, utilizados a torto e a direito nos solos, em paredes, fontes, fontanários e colunas, fazem parte integrante da arquitectura marroquina, e é impossível dissociar estas duas entidades, já que a arquitectura marroquina seria obrigatoriamente outra sem este elemento decorativo, quase sempre presente, quer seja em mesquitas, palácios, ou casas de habitação mais ou menos modestas.
Os zelliges são mosaicos feitos de forma inteiramente manual, quase invariável desde a Idade Média, desde a preparação da argila de Fez, até ao produto final, extremamente texturado e belo, dos zelliges multicolores. O mosaico, vulgarmente 10x10, sofre dois processos de cozedura em que inicialmente se coze a argila e depois se fixam as cores. Depois, o mosaico, de cores primárias com nuances belíssimas, fica pronto para ser desenhado, a lápis, com as formas e tamanhos pretendidos, para depois serem cortados um a um em pequenas unidades, que seguem a forma previamente estabelecida pelo risco. O trabalho é de paciência, e as várias peças que compõem um motivo decorativo, vulgarmente geométrico, por vezes floral ou caligráfico, são, frequentemente, pouco mais do que minúsculas, como se pode ver nas fotografias acima postadas. Já vi os artesãos trabalharem nas várias fases de fabrico dos zelliges, em Fez, e é sempre surpreendente observar aquele puzzle de peças que, depois de montadas às avessas, e fixadas com argamassa, dão origem a painéis de uma beleza ímpar, que se usam por todo o lado, em Marrocos.
Devo confessar que, quando visito Marrocos, dou comigo frequentemente a afagar paredes, colunas, fontes e afins só para sentir a textura irregular, só para sentir a frescura deste elemento decorativo, que eu amo, e que é tão diferente do nosso azulejo.

2 comentários:

Helder Barros disse...

Obrigado, Blue Scorpion! Sempre a aprender com a tua fonte de cultura, já sei o que é um zéligue e posso confirmar, quer pelas tuas belíssimas fotografias, quer por um programa de TV que vi sobre o fabrico destas peças, que são um deslumbramento!

Anabela Magalhães disse...

Concordo. Os zeliges são mesmo um deslumbramento.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.