domingo, 31 de maio de 2009

Sentir o Apoio Pela Terceira Vez


Apoio Anónimo - Manif - 30 de Maio - Lisboa
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Sentir o Apoio Pela Terceira Vez

Sentir o apoio da população anónima na rua foi, para mim, a surpresa das surpresas na minha primeira participação numa manifestação, no já longínquo ano de 2008. Confesso que nunca fez o meu género sair à rua para protestar por isto ou por aquilo, para reivindicar isto ou aquilo, para lutar por isto ou aquilo e que foi preciso vir este desgoverno indecente, indecoroso, mal educado, prepotente, arrogante... e o mais que nem me lembro agora, para me fazer levantar o rabinho da minha cadeira confortável sentindo a força, esmagadora e digna, da multidão descontente que faz praticamente o pleno dos professores deste país.
Ontem, o apoio da população anónima foi ainda mais notório, porque a Baixa estava cheia de gente usufruindo das esplanadas, passeando por debaixo das árvores refrescantes, conversando aqui e ali.
Os lisboetas receberam-nos com aplausos, risos abertos, palavras de compreensão e de apoio à luta, que é nossa mas que deveria ser de toda a população portuguesa. Aconcheguei-me neste apoio, de olhos rasos de água por detrás dos meus óculos escuros.... e soube-me bem.
O assunto é demasiado grave para ser ignorado pelos outros sectores profissionais. Porque se este país tem advogados, juízes, engenheiros, médicos, farmacêuticos, jornalistas... a nós o deve.
Sim, bem sei que há quem lá tenha chegado por linhas travessas e que, talvez por isso, ande a fazer o que anda a fazer! Mas não foi a maioria. A maioria suou suor honesto para conseguir chegar onde chegou e nós fomos um motor importante para a libertação desse suor que sai do esforço da caminhada.
Continuaremos a luta. Com ou sem apoio externo. Mesmo que este governo nos chame de chantagistas e de manipuláveis e nos dê, indirectamente, uma data de pouco dotados neuronalmente falando.
E lá para Setembro ou Outubro, bem em cima das Legislativas, os manipuláveis sairão de novo à rua e marcharão de novo sobre Lisboa para dizer BASTA a este ps.
Confesso, aqui e agora, que durante a minha vida de adulta já depositei, por diversas vezes, o meu voto ps nas urnas, nestas ou naquelas eleições. Não nas últimas. Não tenho rigorosamente nada a ver com esta última escolha da população portuguesa.
E confesso, aqui e agora, que dificilmente o ps terá de novo o meu voto.
A próxima jornada de luta é já no Domingo. Depois teremos as autárquicas e, entretanto, aguardo serenamente pela quarta oportunidade, que certamente terei, para saborear o prazer da luta contra um governo que não me serve de todo!

5 comentários:

giuda disse...

Plenamente de acordo com o que escreves Anabela.Será que à quarta é de vez? A ver vamos. Nem que seja à quinta, à sexta,...
Domingo, ps jamais!
Até amanhã.

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo as tuas palavras, Guida. Pode haver quarta e quinta e o mais que for necessário que nós lá estaremos.
Quanto a Domingo, ps jamé!
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Agora que sei quem és, Guida, quero-te dizer que tu foste uma das que foi connosco em pensamento.
Beijocas e até amanhã
Ah! E o teu filho, estava feliz?

EMD disse...

Confissões já as fiz num poste mais abaixo. Não é para me desculpar, que se assim fosse estaria calada, mas todos temos o direito de errar. Persistir no erro e na cegueira é que já é estupidez.

O calor de sábado não era só do sol.
Eram visíveis os gestos de simpatia dos lisboetas.

Cá para mim, para a próxima, acho que devíamos fazer um apelo aos descontentes com esta maioria, absoluta e absolutista, com estes políticos que se servem em vez de servir, para se juntarem a nós.
Aposto que seria outro 25 de Abril.

Anabela Magalhães disse...

Também me parece, Elsa!
Pode ser que assim se faça. :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.