domingo, 17 de maio de 2009

Escolas que Matam Fome


Escultura numa cidade de Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Escolas que Matam Fome

Tudo se pede às escolas e as escolas vão respondendo, o melhor que sabem e podem, às crises, tentando tapar, aqui e ali, carências materiais, morais e afectivas.
O espectro da fome agrava-se à medida que este ano de 2009 prossegue a sua marcha lenta e nefasta e as respostas vão surgindo à medida das necessidades materiais localmente observadas - cantinas escolares abertas aos fins-de-semana, cantinas escolares abertas nas férias.
Olho para toda esta situação angustiada pela miséria material, moral, afectiva, pela sensação de impunidade e de insegurança que parecem espalhar-se pelo meu país mais rapidamente do que o malfadado vírus H1N1 da Gripe agora Mexicana, e que deixará sequelas, mais ou menos profundas, em todos nós.
Olho para toda esta situação e não posso deixar de me sentir envergonhada pela incompetência - incompetência ou conivência com o poder económico? - de sucessivos políticos, de diferentes quadrantes, que nos trouxeram aqui, a este mar de águas revoltas, em pleno século XXI.

http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E&contentid=01EBB4EA-D446-4206-8ACE-409EC188DB04

4 comentários:

www.angeloochoa.net disse...

fominha negra amiga e isto quando se pede o dinheiro esquecido há mais de vinte anos nos bancos como se faz em inglaterra para mitigar pobreza mas se na mesma inglaterra uma terça parte da comida é mandada a lixo planeta sofre e nós por tabela e poderia ou não pedria ser diferente?

Anabela Magalhães disse...

Poderia. Poderia ser diferente. Temos de saber encontrar um novo equilíbrio para o planeta. Os que vão mais à frente têm de diminuir um pouco de velocidade para que os que vão mais atrás fiquem mais próximos. O problema é que tenho a impressão que a jogada dos políticos e afins é tornar-nos a todos mais pobres e ignorantes. A todos mesmo, quase sem excepção, sendo que a excepção são eles.
Estou deveras apreensiva quanto ao futuro. Terei passado de optimista a pessimista, ou estou simplesmente a ser realista?

zinhapereira disse...

Pois, pois, amiga....
Experimenta um destes dias conversar com os teus meninos sobre a alimentação quotidiana da família, e vais ter grandes revelações...
Da última vez que fiz isso acabei às compras com uma garota e a Elsa (Prof da EB2,3). Acredita que não fomos ver uns "modelitos"...
haja "magalhâes"
comida é afinal um bem secundário...
atendendo à estatistica os nossos alunos até são obesos...
bjtos

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Zinha, e os professores são uns malandros que é preciso meter na ordem, não é assim?
Se nos limitassemos a cumprir o nosso tempito de trabalho este país ainda ficava mais desgraçado.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.