segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mega- Giga - Tera Agrupamentos

Mega - Giga - Tera Agrupamentos

Este post foi integralmente surripiado do blogue ad-duo.

À atenção dos novos mega-giga-tera agrupamentos

O processo de agregação de agrupamentos já está praticamente iniciada em todas as DRE's.
Para tal, embora o critério nem sempre se perceba, ou sim, foram libertados os agrupamentos/ escolas que são ínicos no concelho, os que prestam serviços educativos permanentes em estabelecimentos prisionais e TEIP (se for essa a sua vontade), com contrato de autonomia, escolas profissionais e de ensino artístico públicas.
A fase seguinte, que já está a decorrer, prende-se com o procedimento de agregação que está o Despacho n.º 4463/2011 define os procedimentos e a clarificação do papel dos agentes envolvidos nas agregações de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.
Assim, e como a iniciativa de agregação é das DRE's:


3 — Quando da iniciativa das DRE, as propostas de agregação de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas são precedidas de consulta aos conselhos gerais dos agrupamentos e escolas e aos municípios respectivos, os quais devem pronunciar-se no prazo máximo de 10 dias, equivalendo o silêncio à aceitação tácita das propostas.

Este, já é o procedimento em curso em alguns agrupamentos.

Durante o mês de maio, concluir-se-á o procedimento de aprovação dos novos agrupamentos por parte do MEC, permitindo que a partir de junho se designem as novas CAP's, para assim, terem tempo de estabelecer as novas necessidades, a nível dos docentes que devem ir ao ex-DACL e dos eventuais horários para contratação.

A partir de março do próximo ano teremos as eleições para diretor.

6 comentários:

António França disse...

Está marcada uma reunião extraordinária do Conselho Geral da ESA (Esc. Sec. de Amarante)para a próxima 4.ª feira, dia 18 de Abril, com um único ponto na agenda : "Processo de agregação de escolas e agrupamentos".
Deve haver alguma novidade. Na última reunião ordinária,de 27 de Março, levantei a questão da criação dos giga agrupamentos (discutia-se apaixonadamente a "aprovação" de um logótipo para a Escola Sec. de Amarante, ignorando-se olimpicamente a questão dos agrupamentos!...)e o Director informou que não sabia de nada mas logo que soubesse reuniria com o "seu" Conselho Geral. Deve haver, pois, novidades. Esperemos até quarta-feira.

Anabela Magalhães disse...

As novidades devem ser as que sabemos e pelo que sabemos a ESA conseguirá manter-se não agrupada o que não tem lógica se atendermos à lógica dos agrupamentos. A mim ainda me custa acreditar... o Sampaio conseguiu?!!! Tiro-lhe o meu chapéu, se assim for...

gabrielvboas disse...

Enfim, é como na noite das eleições... só que agora ao contrário. Começam por falar os vencedores! Nós esperamos até sexta-feira... e logo se verá!

Anabela Magalhães disse...

Pois que remédio teremos nós... aguardemos...

AliceMaravilha disse...

Olá, Anabela!
Por aqui nem giga nem mega porque tudo é muito intenso e sensorial... Num concelho de 3 mini agrupamentos, 1 secundária e 1colégio ainda consideram que o melhor são os cortes nos ordenados do que em diretores, sub e seus assessores... No sul os mega faziam sentido com o TGV: as agregações eram para facilitar a passagem do TGV...assim não há necessidade...
Bom trabalho!Jinho

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... aguardemos para ver o que se passará... nada de bom, Y think!
Beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.