domingo, 19 de janeiro de 2014

Blogue "História em Movimento"

Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico - Amarante 
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Blogue "História em Movimento"

É um blogue de trabalho puro e duro e que reflecte o andamento do Projecto História em Movimento desde os seus primórdios e sempre que há materializações das teorias que eu sigo praticando e que podem ser resumidas em dois ou três princípios básicos - A História quer-se coisa "viva", interessante, desafiante, entusiasmante, amada. A História não é/não se quer um mono e isso passa, inevitavelmente, por cada um de nós, Professores. Os Professores de História devem fazer a aproximação possível à História e Património Locais... ainda que tal não esteja contemplado no programa desenhado e imposto pelo agora MEC. Os Professores de História são, simultaneamente, professores de Português. Aliás, todos os Professores são/devem ser Professores de ´Português, não é assim?

Este blogue, que baptizei com o nome do Projecto em causa, que realizei para a EB 2/3 e que continuo a procurar, afincadamente, implementar na íntegra, reflecte ainda o andamento do Clube História em Movimento que, de quando em vez, lá emerge aqui e ali em postagens ora da minha autoria, ora da autoria dos alunos sócios deste Clube... como eles dizem "do Clube mais Exclusivo do Planeta"!

Hoje foi dia de trabalhar nele, no blogue "História em Movimento". Primeiro transcrevendo postagens originalmente partilhadas no meu blogue como esta ou esta ou ainda esta.
Mas também foi dia de postar uma reflexão muito cuidada e completa realizada por uma aluna do meu 7ºA, M. M. de seu nome, e que pode ser lida se clicarem aqui. Lá está a articulação, sempre presente, com a Língua Portuguesa em pedidos de reflexões críticas sobre esta ou aquela actividade, em trabalhos desenvolvidos por escrito ou oralmente em contexto de sala de aula... enfim, o que for!
Foi ainda dia de postar mais uma postagem, passo a expressão, que eu hoje tirei a tarde para isto! de agradecimentos ao meu 7ºA, e se lerem o meu texto perceberão a razão destes agradecimentos, e de partilhar o vídeo desta aula tão especial intitulada "Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico" que foi do agrado de todos, sem excepção. Esta postagem pode ser lida e vista aqui.
E por hoje já chega... muito embora muito ainda falte partilhar sobre este dia e esta actividade extremamente enriquecedora para todos quantos a ela assistiram.
Só que, é certo, enquanto se canta não se assobia... bem que gostaria de conseguir fazer tudo ao mesmo tempo!!!!

Deixo-vos com uma sessão! No caso, com o meu 7ºA!


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.