terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Generosidade/Partilha/Agradecimentos - Oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico

Caixa Provisória do Paleolítico - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Generosidade/Partilha/Agradecimentos - Oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico

O post de hoje é de agradecimentos, muitos e sentidos, ao arqueólogo Dr. Jorge Sampaio que ontem nos brindou com uma dádiva feita de materiais não fáceis de arranjar, pelo menos para mim, e que me permitirão, já a partir do próximo ano lectivo integrar pequenas demonstrações destas oficinas de arqueologia experimental que, por certo, deliciarão os meus futuros alunos.
A história desta dádiva conta-se em duas penadas e tem só a ver com uma coisa muito simples, que toda a gente pode praticar, e que é pedir. Pois meti os meus dois pés ao caminho e, mais uma vez, como aprendi desde pequenina "Quem não arrisca, não petisca", dizer que eu sigo à letra, pedi. Pedir não custa nada, como já comprovei por diversas vezes no que ao Centro de Recursos da Sala de História diz respeito... o máximo que pode acontecer é levar um rotundíssimo Não!
Tenho a dizer que até hoje levei sempre "Sins" e, mais uma vez, assim foi e ontem foi dia de ver materializadas futuras oficinas espectaculares que me foram oferecidas traduzidas em peças tão diversas como resina, cera de abelha, sílex diverso, seixos rolados que nos permitirão, depois de bem aquecidos, fazer ferver água, pele, cordas feitas a partir de raízes, de tendões de animais, de pele, de intestino ou tripa, cola feita de hematite e resina, pontas de haste de veado e de sílex já encabadas, uma pequena lamparina, lâminas de cogumelo especial para fazer o fogo e as duas pedras necessárias para soltar a magia na Sala de História soltando as faíscas pelo método de choque ou de percussão, experiência perfeitamente encantatória para os alunos, hoje já o constatámos uma vez mais na sala de aula com os meus alunos do 7ºA, sim, repeti o fenómeno... assim como levei uma menina a um "cabeleireiro paleolítico" cortando-lhe, em três tempos, uma pequena ponta do seu longo cabelo, de forma tão eficaz que constitu, para eles, sempre!, um verdadeiro espanto... pois o que nós somos capazes de fazer com sílex, professora!!!!

Por isto, que é tanto, por me ajudar a melhorar a minha prestação dentro da Sala de Aula e por me ajudar a manter o brilho nos olhos dos meus alunos dentro desta Sala que eu faço questão de tornar, a cada dia que passa, mais especial e mais rica em espólio, estarei sempre grata ao Dr. Jorge Sampaio.
E sim, aguardarei outras/mais dádivas já que este trabalho só acabará quando eu arrumar as pantufas.

2 comentários:

Carolina Sousa disse...

Para descrever o que vi e o que aprendi nesta iniciativa:
FASCINANTE!!
Sendo eu a menina que foi ao Cabeleireiro Paleolítico... Estou a pensar lá voltar, fiquei fã!!
Obrigada professora pelos valores que nos ensina e por ser como é, Maravilhosa!

Anabela Magalhães disse...

Ah! Ah! Vieste aqui deixar a tua pegadinha!!!
Agradeço-te muito o carinho que transparece nas tuas palavras. Caminharemos juntas(os), teremos mais aulas assim... extraordinárias... eheheh... para além das outras em que me têm só a mim!
Beijinhos e votos de excelente fim-de-semana!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.