domingo, 28 de fevereiro de 2016

O História 3º Ciclo em Destaque no ComRegras


O História 3º Ciclo em Destaque no ComRegras

Agradeço ao Alexandre Henriques o destaque dado no seu ComRegras ao meu blogue História 3º Ciclo, um blogue que é um manual on-line que cobre praticamente todos o programa de História do 3º Ciclo e que associa texto escrito, pequenos vídeos para consolidação das matérias leccionadas, links para apresentações em PowerPoint, sites interessantes e fichas formativas que os alunos podem aproveitar, caso lhes encontrem interesse. Mas ainda mais do que o destaque propriamente dito, agradeço-lhe o conteúdo contido nesse destaque.
Já agora, aproveito para voltar a frisar que este blogue não foi descontinuado, faltando-lhe apenas algumas poucas aulas de História de 9º ano para estar completo. Durante este 1º período, deste ano lectivo que ainda decorre, iniciei o trabalho inglório de ajustar as aulas às metas curriculares introduzindo-as nas apresentações em PowerPoint e nas aulas do blogue...  trabalho este que já interrompi e dessa novidade informei os meus alunos. Porque não sei o que será feito às metas, pelas palavras do novo ministro da educação parece que se vão escafeder, se se escafederem eu aplaudo!, ou se serão "apenas" reformuladas...
Ora, como eu adoro trabalhar, mas odeio trabalhar para o boneco, e chover no molhado nunca foi a minha praia, aguardo serenamente pelas directrizes que chegarão, mais cedo ou mais tarde... perdendo, talvez, um tempo precioso para a preparação do novo ano lectivo.
Senhor Ministro, por obséquio, informa-nos com tempo acerca das novidades para o próximo ano lectivo?
Nós, Professores no terreno, os eternamente zecos, agradecemos.

Nota 1 - Quando um meu colega reconhece o meu trabalho, em privado ou em público, deixa-me sempre particularmente sensibilizada. Porque, por incrível que possa parecer, também os há, professores de História, a fazerem o que eu considero grave já que omitem este trabalho, conhecendo-o, aos seus alunos. Ora, os alunos são dotados de discernimento, não? Sabem escolher o que lhes agrada, não? E rejeitar o que não lhes agrada, certo? Para quê omitir o que está à distância de um clique e que tanto chega aos alunos da sala de aula contígua à minha como aos alunos de uma qualquer sala de aula do Brasil ou dos EUA?
Nota 2 - Não é por acaso que cito o Brasil e os EUA, já que são os países responsáveis pelos maiores números de entradas neste blogue a seguir a Portugal.
Nota 3 - Não realizei este trabalho com o fito de receber elogios ou agradecimentos seja de quem for, seja de pares, seja de ímpares. E mesmo que nunca tivesse recebido fosse o que fosse de feedback positivo, asseguro-vos, continuaria o meu trabalho, sem me desviar um milímetro daquilo que um dia, há muitos anos, me comprometi comigo mesma a fazer. Mas, cá para nós, confesso-vos, enrosco-me sempre nas palavras carinhosas e encorajadoras que amiúde me vão chegando por e-mail, pessoalmente, pela blogosfera, no facebook... o que for.




Site da Semana | História – 3º Ciclo

Um excelente blogue sobre história. Apesar de nunca ter sido fã da dita (a mim é mais bolas, eheheh), gostaria muito de ter tido acesso a este blogue quando era aluno. Se fosse professor de história era certinho que estaria nos meus favoritos.
Alguns professores sofrem de uma doença rara que se chama altruísmo, a Anabela Magalhães é uma delas e o seu cantinho é uma fonte de sabedoria e partilha.
Recomendo vivamente.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.