sábado, 7 de março de 2020

COVID-19 - Última Hora


COVID-19 - Última Hora

A fazer estragos todos os dias... e as escolas na linha da frente desses estragos. Como era de esperar. As escolas são sítios de multidões. Ponto. De multidões em contacto muito próximo, dia após dia, hora após hora. Multidões que saem daqui e entram ali. E que rodam, sempre no mesmo recinto escolar.
Hoje foram encerradas a Faculdade de Farmácia do Porto, o ICBAS, igualmente no Porto, História em Braga e a Básica de Idães. E ainda agora começamos...

Governo encerra algumas escolas e recomenda adiamento de eventos públicos

Adenda às 23:30 - Universidade do Minho suspende aulas no campus de Braga

Entretanto, volto a repetir...
O ministro diz que vão continuar a trabalhar... blá, blá, blá... com as entidades muitas... blá, blá, blá... para chegar com a melhor informação técnica e científica... blá, blá, blá... às escolas... pois... parece que ela vai chegar às escolas com muita claridade e clareza... eles estão a trabalhar, tenham calma! ... blá, blá, blá...
Acrescenta que as escolas estão atentas e preocupadas... blá, blá, blá... e eu daqui informo-o que as escolas nem estão atentas nem preocupadas, não estão nem deixam de estar mas que as comunidades educativas, sim, o que queriam, nesta fase do campeonato, era coisas tão simples como e deixo-lhe uma pequena lista:

  • torneiras a funcionar normalmente deitando água com normalidade, sim?
  • sabão, sabonete, sólido ou líquido em todos os postos dos espaços escolares criados para a lavagem das mãos e banhos, sim?
  • papel para secar as mãos, sim?
  • doseadores, com uma adequada solução alcoólica desinfectante, espalhados em número suficiente pelos espaços escolares, sim?
  • máscaras para o que der e vier, sim?
  • pessoal/produtos desinfectantes em número/quantidade suficiente para limpar/desinfectar superfícies como tampos de secretárias/mesas a cada mudança de turmas nas salas e na cantina, puxadores de portas e afins, bancadas, teclados, telefones... não esquecendo os bares e o chão, claro está!
  • ...
Quanto à informação... blá, blá, blá... parece que ela vai chegar às escolas com muita claridade e clareza... eles estão a trabalhar, tenham calma! ... blá, blá, blá...

Veja e ouça aqui as declarações de um ministro que deixa mesmo muito a desejar.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.