terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ponto da Situação - Líbia

Ponto da Situação - Líbia

O coronel "amigo" perdeu as estribeiras e obviamente perderá o poder. As últimas aparições fizeram-se em cenários surreais de quem já perdeu o controlo da Nação, mas de quem não parece disposto a abdicar do poder detido ao longo de mais de 40 anos. Ou morre como um mártir, coisa que parece disposto a fazer, ou vai para o exílio para junto de quem lhe deitar a mão... ai diacho! aqui não...
Gostaria de ver concretizada uma "terceira via", não a dele, mas a minha, e, assim sendo, gostaria de o ver sentado no banco dos réus, ao lado do seu segundo filho, ambos acusados e julgados por genocídio.
Porque a defesa destes ataques indiscriminados sobre o seu povo são absolutamente inadmissíveis e intoleráveis.
Hoje sabemos isto, isto, isto, isto.
E sabemos que a Liga Árabe expulsou a Líbia do seu seio. O que é, no mínimo, sintomático da gravidade da situação.




2 comentários:

Gabriel Vilas Boas disse...

Terceira via, Anabela? Num país onde domina(ou) a ditadura há mais de 40 anos? Só se for um julgamento popular, ou um linchamento público... mas Kadaffi só quer ser mártir nos jornais. Por um lado ainda não está convencido que as forças que contam na Líbia lhe tenham retirado efetivamente o poder, por outro lado ainda nenhum dos seus "amigos" lhe estendeu a mão. E o homem também não é burro de todo e por isso não quer um exílio qualquer. Em África, só nas últimas...
Eu já estava a achar jasmim a mais... Tunísia, Egito... tudo muito soft! Ditador que é ditador não deixa o poder às boas!

Anabela Magalhães disse...

A minha terceira via é uma ironia à terceira via dele que funciona há 41 ou 42 anos. O julgamento seria num tribunal internacional, é claro e é claro que, previsivelmente, o fim dele não vai ser este.
Entretanto massacra o povo na sua loucura, revelando-se em todo o seu esplendor.
Ando com o coração nas mãos, com o Sahel, o Moufta, o Abdol, o Abdel... espero que estejam bem e escapem a esta onda de violência e descontrolo... a Internet funciona de forma muito intermitente e a situação agrava-se a cada hora que passa. As comunicações via telefone estão cortadas há uns dias... só me resta aguardar por novas que sejam boas.
Beijocas, Gabriel!
Ah! És capaz de ainda não ter sentido o cheiro do jasmim na sua totalidade...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.