sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cerimónia - Finalistas

Missa de Finalistas - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Cerimónia - Finalistas

Longa, como seria de esperar. Gostaria de não ter ouvido a intervenção do padre Manuel, completamente descabida neste dia de festa para os miúdos, de crise e mais crise e falta de trabalho e de desemprego para cima e para baixo. Hoje não era o dia. Aquele não era o lugar.
De resto foi uma cerimónia bonita e bonitos estavam eles e elas, de deixarem um qualquer mortal de cara à banda. Oportunidade para encontrar velhos amigos e amigas, colegas de profissão, com quem troquei abraços apertadinhos. Oportunidade para encontrar ex-chefias... eheheh... Oportunidade para cumprimentar alguns pais e mães, alguns velhos conhecidos de infância já que crescemos juntos aqui mesmo em Amarante, outros quase completamente desconhecidos. Oportunidade para trocarmos sorrisos cúmplices, principalmente com eles e com elas, que me aturaram durante três anos seguidos.
Para mim foi marcante, humana e profissionalmente falando. Foi a primeira vez, e única até hoje, que pude realizar um trabalho contínuo na Escola Pública, foi a primeira vez que pude pegar em turmas do 7º ano e acompanhá-las até ao 9º ano. Pode parecer insólito, mas é a mais pura verdade. Professora contratada quase até aos 40 anos, Quadro de Zona Pedagógico quase até aos 50, andei sempre aos tombos pelas escolas dos arredores, este ano aqui, depois ali, voltando de novo aqui numa descontinuidade que me robusteceu nas perdas contínuas que tive se suportar e de superar.
Estes, que agora partem simbolicamente em voo espero que seguro, têm, obviamente, um lugar especial no meu coração. Não preciso de lhes dizer seja o que for. Eles sabem-no muito bem.
Hoje estavam especialmente belos e belas, se bem que sempre o foram, desde que me entraram sala adentro, tão pequeninos e pequeninas, olhos bem abertos e nem um pestanejar durante as aulas de História, todos a remarmos para o mesmo lado, eu e eles, eles e eu.
Hoje agradeço-vos os dias amenizados, por vós, na ESA.
E é certo que um dia destes nos encontraremos. Mais cedo do que tarde.
Até sempre.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.