quarta-feira, 14 de março de 2012

Azáfama - História em Movimento e Semana das Ciências e Tecnologia

História em Movimento e Semana das Ciências
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Azáfama - História em Movimento e Semana das Ciências e Tecnologias

O Projecto História em Movimento insere-se dentro de uma Escola activa, viva e dinâmica. Esta actividade, vivacidade e dinamismo vive muito à conta de uns quantos(as) generosos(as) que toda a gente que lá trabalha sabe enumerar, é sempre assim em todo o lado, é sempre assim em todas as escolas, agrupamentos, o que seja.
Hoje vou falar de duas professoras especiais sem as quais a escola seria outra, sem as quais a escola perderia enormemente. Sim, eu sei, não há ninguém insubstituível. Mas não custa adivinhar que buracão deixariam na Escola estas almas sempre sorridentes, que trabalham tão bem juntas, parecendo umas formiguinhas, entendendo-se como Deus com os Anjos. Já falei delas neste blogue e etiquetei-as, salvo seja!, nos professores especiais - Alice Costa e Rosália Amador - e a partilha do episódio de trabalho de hoje é apenas comprovativa da elevação destas almas.
Eis que chego à escola e me deparo com a actividade Semana das Ciências e da Tecnologia num período de tempo coincidente com a exposição de Amarante na Cartofilia... e agora, como fazer com o maravilhoso cartaz do Antero criado propositadamente para a vitrina horizontal da entrada da Escola? No problem disseram elas e logo concordaram em adaptar e mudar o seu anúncio da Semana das Ciências e da Tecnologia para um placard na vertical, para que o cartaz do História em Movimento pudesse ocupar o lugar para onde foi concebido.
É certo, dei-lhes trabalho suplementar numa semana de muiiiiito trabalho. E é também certo, responderam-me com sorrisos. Não me esqueço deles. Nunca.
Obrigada, Lindas! O que seria da nossa escolinha sem as vossas almas generosas?

Nota - Para ler notícias mais institucionais sobre esta exposição, clique aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Minha Querida:

Alice Costa e Rosália Amador, são "jóias de valor incalculável", da E.B. 2,3 de Amarante.
Ótimas profissionais dotadas uma enorme generosidade e compreensão.
E tu, minha formiguinha, estás sempre a inovar, a articular com todos envolvendo todas as áreas.
Adoro-vos!
Tenho tantas saudades vossas...
Beijinhos "históricos".
Ana Oliveira

Anabela Magalhães disse...

Tu imaginas as saudades que eu tenho tuas, Ana Oliveira? Imaginas o buracão que deixaste na EB de Amarante? És capaz de imaginar o buracão que deixaste em mim?
Imaginas-me a escrever-te isto cheia de saudades tuas e de olhos completamente rasos de água?
Um dia destes teremos de falar de tanta tanta água que já passou por debaixo da ponte de S. Gonçalo desde que daqui saíste e deixaste a Escola mais pobre.
Eu sou uma peça na engrenagem, Ana. Assim como tu, como a Alice, como a Rosália... que saudades da Lai... mas as peças da engrenagem têm nome, não são carne para canhão. É justo que eu fale delas e do seu trabalho excepcional. Elas não são mais umas entre os seus pares. Elas são especiais entre os seus pares.
E tu fazes-me particular falta na História... tanta, tanta falta... nem sabes quanta. Sinto falta da tua energia inesgotável que era para mim uma fonte de inspiração...
Beijinhos cheios de saudadinhas tuas e xi-coração apertadinho.
manda-me o teu mail, please, para anabelapmatias@gmail.com
Temos de falar mais.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.