domingo, 11 de março de 2012

História em Movimento

Postais da Colecção do Dr. Pedro Barros Pereira - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

História em Movimento

Porque a História está em permanente movimento e nós recusamos ficar para trás, estáticos, parados, vendo a banda a passar e, pelo contrário, queremos ser activos e intervenientes na sociedade em que nos inserimos, durante a próxima semana, mais concretamente na próxima quarta-feira, montaremos, eu e os sócios do Clube História em Movimento, a exposição dedicada a Amarante na Cartofilia, graças à maravilhosa e muito completa colecção de postais cedida pelo Dr. Pedro Barros Pereira, que comigo colabora sempre que para isso o solicito... Muito Obrigada, Pedro! A tua colaboração não tem preço!
Durante esta mostra partilharemos imagens de uma Amarante bem diferente da Amarante actual, nalguns casos desaparecida, noutros nem por isso, claro que com mais ou menos diferenças dependendo do local fotografado. A colecção de postais que mostraremos ao nosso público, constituído por todos quantos compõem a nossa comunidade escolar que a queiram visitar, remonta aos inícios do século XX e ficará patente na Biblioteca Maria Eulália Macedo durante uma semana. Os objectivos do Projecto História em Movimento, para além da aproximação à História Local, são também dar uma maior visibilidade à História propriamente dita dentro da nossa comunidade escolar e mesmo fora dela e essa visibilidade consegue-se abrindo as actividades, sempre que possível, a toda a comunidade, para além, claro está, da divulgação que já é feita através do blogue e da página web do Projecto História em Movimento.
Está tudo tratado para que a exposição decorra com o êxito esperado. Os postais foram seleccionados previamente numa tarefa que se revelou difícil, porque talvez este... mas aquele também é muito interessante, tira e põe e volta a tirar, lá estabilizou em cerca de trinta e cinco postais fabulosos que depois foi preciso pensar como expor. Compradas as folhas a imitar o papel antigo, que servirão de base e suporte aos postais, num saldo de fim de stock, pedi na reprografia da Escola que me fizessem as molduras para os postais segundo um modelo já usado na exposição dedicada à 1ª República e colocassem Amarante como título com uma letra a imitar o antigo, Obrigada Dona Cristina, Dona Kiki para os mais íntimos!, o trabalho ficou supimpa! Depois "era só" arranjar uns cantos de fotografias... pois, mas esta etapa revelar-se-ia a missão impossível por excelência! porque, depois de corrida Amarante de lés a lés, vim a saber que cantos só de colar aos dois lados o que, neste caso, inviabilizou por completo a sua utilização. Ainda estive para os fazer eu mesma, mas eis que em conversa de rua queixando-me eu deste desatino me é sugerida a realização de uns cortes... bem mais fáceis e menos morosos do que estar a realizar cantos um a um! Et voilá! Agradecida Paula Vila Real! Agradecida Fátima Carvalho! Não há como encontrar pessoal docente habituado a estas bricolages!
A exposição está agora preparada por completo porque entretanto o meu querido Antero fez um enorme painel para anunciar o evento e que será colocado na entrada da escolinha, que está de artista, que eu já o vi... mas ainda não fotografei e que dará uma postagem neste blogue lá mais para meio da semana.
E pronto tudo está a rolar e sob controlo, tudo feito com a prata da casa... porque santos da casa têm de fazer milagres, santos da casa têm de fazer milagres!
Entetanto partilho um cheirinho da exposição Amarante Antiga - Evolução Urbana - fotografada à pressa... porque, confesso, já estou desesperada por um café... no café...
Até mais.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.