sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Que É isto?

Depois - Incompreensível
Antes - Cartaz Fabuloso
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Que É Isto?

Não sei o que é isto. Não o entendo. Sei que hoje entrei na Escola e fiquei chocada. O meu primeiro pensamento foi para o Antero, o segundo para o Gabriel. À entrada deparei-me com um cartaz que foi muito belo à nascença e que está agora feito num oito. Decididamente sem o dedo incontornável, prodigioso e perfeitamente identificável do Antero.
A obra do Antero de Alda, realizada a pedido do Gabriel Vilas-Boas, e por ele também paga com dinheiro do seu bolso, tal como já me aconteceu a mim com os cartazes das actividades do História em Movimento... a escola não tem dinheiro e patati e patatá... a Obra... foi-se. E com isto lá se foi um cartaz, propriedade intelectual do seu autor que eu já tinha dito ao Gabriel que guardaria religiosamente aqui em casa com a finalidade última de, um dia, acumulados uns quantos, organizarmos uma exposição dedicada a este Artista que, por acaso ou talvez não, também é Professor. E é que tudo poderia ter sido feito de forma amovível... mas não foi...

E veio-me à memória o abuso de pegarem nas minhas fichas formativas de 7º ano, partilhadas aqui, propriedade intelectual minha, feitas com o meu suor, e apagarem a autoria que as timbra em nota de rodapé com papel porcamente cortado à tesourada e colado por cima do meu extenso nome e entregarem-nas assim aos seus alunos, com a autoria apagada, anulada. Porque é importante anular o trabalho dos outros, apagá-lo, fazê-lo desaparecer, dar-lhe sumiço. E não que eu negue esse auxílio a quem dele precisa, a quem não as pode ou não sabe, ou mesmo não quer fazer... mas, primeiro, pede-se. E eu, à época, jamais diria que não...
É apenas uma questão de respeito pelo próximo porque isto não pode ser uma selva onde vale tudo até arrancar olhos. Não pode. Muito menos a Escola.
E a Escola está um lugar estranho... não me revejo neste não saber fazer, nesta falta de cortesia, neste passar por cima do outro...

9 comentários:

gabrielvboas disse...

Isto é um roubo, um descaramento absoluto, uma falta de vergonha total.
Foi informado à senhora que o alterou ou mandou alterar de quem era o cartaz, foi-lhe informado que devis falar comigo. Não o fez. Assassinou o cartaz, usurpando uma coisa que não era dela e tentando tirar partido próprio daquilo que NÃO ERA SEU. Na minha terra isto chama-se roubo. Não penso que deva ficar impune.

Anabela Magalhães disse...

Como lamentei entrar hoje na escola, por acaso... como lamento esta situação, para mim incompreensível! :(

Maria de Lourdes Valbom disse...

Lamentável!

Como é possível um acontecimento destes numa ESCOLA!

Porque não identificar os autores do feito? Quem são ? E questioná-los. Por que o fizeram?

Bjs

Anabela Magalhães disse...

Não o entendo, Maria de Lourdes. Por mais que dê voltas à minha cabeça não consigo compreender isto e isto está nos antípodas da minha actuação enquanto docente.
Que tristeza, Maria de Lourdes! mas a escola de hoje também é muito feita de histórias muito tristes... tão tristes...
Beijinhos! Excelente semana para ti!

Maria de Lourdes Valbom disse...

Uma boa semana de trabalho, Anabela

Certamente será pois quem trabalha com todo esse amor só pode ser feliz.

E por vezes isso custa a alguns...

Beijinhos e força.

Anabela Magalhães disse...

Sou. O que é estranho para muitos... eheheh... e custa a muitos... eheheh...
Vai daí recebo medalhas aos berros descontrolados de "Tens a maniiia que és boaaaaaaaaaaa!"... hihihi... ou "Tens a maniiiia que és inteligeeeeeeeente!"... ahahah... e eu lá continuo, impávida e serena, afastando as minhocas dos meus pés... nunca as pisando... na volta ainda me conspurcava com a porcaria que sairia dos seus corpos.
É uma chatice! Eu sou o que sou.
Beijinhos

Anónimo disse...

Resolvi, eu, Sara, gastar alguns segundos da minha vida a escrever o seguinte relativamente ao assunto «cartaz», julgado em praça pública. Aqui vai:
1- Ao colega Antero agradeço a ponderação, inteligência e sensatez em perceber que na comunicação oral existem , muitas vezes, mal entendidos. Agradeço ainda a disponibilidade deste colega, reforço sensato e educado,em resolver da melhor forma o tal assunto « cartaz». Obrigada Antero e um abraço. Os artistas para além de construírem obras de arte e perceberem o seu significado também são aqueles que sabem estar em sociedade e são pacientes no julgamento que fazem dos outros.
2- à colega Anabela Magalhães registo a sua atitude face ao sucedido.
Já agora aproveito para dizer que na Casa da Música vai iniciar-se um ciclo de concertos interessantíssimos, de certeza. Uma boa forma de ocupar o tempo e talvez um bom assunto para um blog.
Sara

Anabela Magalhães disse...

Registo com enorme agrado que tudo não passou de um mal entendido fruto da comunicação oral. Pois se até a comunicação escrita é passível de erros de entendimento...
Registo com enorme agrado que a situação com o artista, autor da obra de arte em causa, está esclarecida, resolvida e ultrapassada. Assim o procuraria fazer também. Todos nós metemos o pá na poça, até mesmo de forma não intencional, não há ninguém que possa dizer "Eu nunca errei!"... digo eu... penso eu de que...
Também te quero dizer que entreguei o teu pedido de desculpas a quem me pediste para o entregar. Está entregue. E para mim este assunto morreu aqui e não terá mais conversa.
Quanto à tua sugestão de música para um blogue garanto-te que não está nos meus projectos mais próximos fazer um dedicado a essa temática, muito embora adore música e frequente concertos de quando em vez. Por acaso vou abrir um quarto blogue, em data a anunciar em breve, que faz parte de um projecto que eu tenho encasquetado na minha cabeça faz uns tempos e terei de o pôr em acção, mas não terá mesmo nada a ver com música. Mas olha, não foste tu que um dia destes me enviaste um mail a dizer que estavas com vontade de iniciar um blogue e a solicitar a minha ajuda caso ela viesse a ser necessária? Podias iniciar tu um blogue dedicado aos concertos e à música e, bem o sabes, poderás sempre contar com a minha ajuda para o que necessitares.
Anabela Magalhães

Anabela Magalhães disse...

Afinal ainda aqui vim para te dizer que igualmente registei a tua atitude face ao acontecido. Erraste, reconheceste o teu erro, pediste desculpa ao Antero, autor do cartaz, pediste-me desculpa a mim e eu disse-te que a mim não me devias qualquer desculpa, pediste-me para entregar as tuas desculpas ao colega dono do cartaz, o que fiz de imediato.
Pior do que errar é não reconhecer os erros. Ao reconheceres que erraste, ficaste maior e melhor.
Que fique bem claro.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.