quarta-feira, 23 de maio de 2012

Antero de Alda

Cartaz - Encontro com o Escritor Flávio Monte - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Antero de Alda

Não são todas as escolas que se podem dar ao luxo de possuir, entre o seu corpo docente, um Antero Pereira e um Antero de Alda!
Pois a EB 2/3 tem a sorte de possuir os dois.
Em três tempos, o Antero realizou o pedido do Gabriel... Anterinho... outro... eheheh... preciso mesmo de um cartaz para terça-feira... ai meus deuses que me dás tão pouco tempo e isto não é assim... é preciso tempo para pensar, para errar, para corrigir... ai meus deuses que isto não pode ser assim... não pode... mas foi.
E o cartaz, belíiiiiiiissimo, lá estava a horas, a receber alunos, funcionários, professores, abrilhantando a entrada da nossa escola, abraçando o Luís Costa e o Flávio Monte que, tal como o Antero, não cabe em um... eheheh...

Sou de opinião que os docentes que se destacam pelo seu trabalho criativo e de qualidade, dentro de uma escola, deviam ser acarinhados e estimulados pela positiva... para que não se corra nunca o risco, muito real, de estes, fruto de decisões ponderadas e amadurecidas, se retraírem para os seus "casulos", cansados de levar porrada dos "outros".
Hoje em dia estamos melhor. Os "outros", hoje vou-lhes chamar assim... eheheh... que está sol e eu hoje sinto-me particularmente aliviada e feliz, até podem dar porrada tentando calar a voz que sai franca e com nada a esconder, amarfanhar a criatividade tentando parar os que arriscam e avançam mesmo correndo o risco de errar, abastardar até... mas, uma coisa é certa, não terão êxito. Porque os "casulos" desta gente feliz passaram a ser o Mundo por inteiro e escapam definitivamente à pequenez de um mundo medíocre de tricas e dicas que queimam pestanas e tempo, esse bem precioso que, bem gerido, rende milagres.
Hoje a criatividade e o trabalho das pessoas que são locomotiva em qualquer lado do planeta, sim disse bem, em qualquer lado do planeta!, docentes incluídos!, está bem patente em trabalhos partilhados, generosamente, na Internet. O seu trabalho está à solta... para quem o quiser agarrar e a generosidade desta gente não tem limites, não conhece barreiras, não tem amarras.
Avançaremos. Apesar da mediocridade.

Nota - Outro sítio do Antero de Alda... sublime... espreite aqui... os dias todos iguais... esses assassinos...

2 comentários:

Antero de Alda disse...

«Sonhamos com príncipes e princesas estendemos a pele do corpo em marés de frutos amassamos a pedra o pão o linho as vértebras até ao impossível esperamos o fim do dia as alvoradas de luz o estranho cheiro da chuva ensaiamos cânticos oh o indeterminado problema do universo [sobretudo a lã das nuvens a grande paz dos planetas] fazemos casas oh as casas e retratos trocamos beijos grandes e pequenas tragédias por tão ínfimos momentos aspiramos à carne ao amor à fé ao silêncio — é verdade escrevemos tantas cartas sem resposta! — enfim construímos castelos de areia.»

Obrigado, Anabela!
Beijinho.

Anabela Magalhães disse...

De nada, Antero! Eu é que agradeço todo o apoio que nunca me negaste e o teu exemplo de pessoa criativa e trabalhadora. Eu sou-te devedora.
E agradeço-te o texto. Lindo! Irá para o corpo do blogue.
Beijinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.