Auto-Retrato Nocturno - Le Mans - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
A reunião geral do meu agrupamento decorreu hoje e foi feita de um calor de esborrachar, de muitas e muitas caras novas, alguns reencontros saborosos de quem já pela escola passou e andou, entretanto, por outras paragens e também de muitas e muitas caras ausentes que eu gostaria de continuar a ver por ali.
Impossível não pensar nelas neste ano que arrancou esta semana com as vigilâncias do costume - exames de equivalência à frequência - hoje de manhã cerca de dezoito professores entre vigilantes - dois por sala - suplentes, coadjuvantes e júri de exames todos mobilizados para a módica quantia de quatro alunos. Impossível não reparar no saneamento que continua a ser feito relativamente aos professores mais novos, ao sangue vivo que seria de todo desejável manter pelas escolas e que agora está pura e simplesmente ausente, interrompendo-se, pela primeira vez desde que estou na profissão docente, com estas estúpidas políticas que nada respeitam de pedagógico, uma natural e normal sucessão feita de partilhas entre os que partem e os que chegam.
Pagaremos caro esta ruptura. Mas só mais lá mais para a frente, quando estes políticos da treta já não andarem por estes gabinetes, andando por outros...
Sem comentários:
Enviar um comentário