quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Arranque do Ano Lectivo - Reunião Geral

 
Auto-Retrato Nocturno - Le Mans - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Arranque do Ano Lectivo - Reunião Geral

A reunião geral do meu agrupamento decorreu hoje e foi feita de um calor de esborrachar, de muitas e muitas caras novas, alguns reencontros saborosos de quem já pela escola passou e andou, entretanto, por outras paragens e também de muitas e muitas caras ausentes que eu gostaria de continuar a ver por ali.
Impossível não pensar nelas neste ano que arrancou esta semana com as vigilâncias do costume - exames de equivalência à frequência - hoje de manhã cerca de dezoito professores entre vigilantes - dois por sala - suplentes, coadjuvantes e júri de exames todos mobilizados para a módica quantia de quatro alunos. Impossível não reparar no saneamento que continua a ser feito relativamente aos professores mais novos, ao sangue vivo que seria de todo desejável manter pelas escolas e que agora está pura e simplesmente ausente, interrompendo-se, pela primeira vez desde que estou na profissão docente, com estas estúpidas políticas que nada respeitam de pedagógico, uma natural e normal sucessão feita de partilhas entre os que partem e os que chegam.
Pagaremos caro esta ruptura. Mas só mais lá mais para a frente, quando estes políticos da treta já não andarem por estes gabinetes, andando por outros...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.