Tertúlia Histórica - Café-Bar - Amarante
Fotografia de João Sardoeira
A tertúlia, entre mim e o meu querido ex-delegado de História da ESA, Miguel Moreira de seu nome, é histórica e não só. No caso aqui retratado até versou ideias vagas sobre o nosso próximo "Reencontro com a História"... falhado que foi, por mim, o do ano lectivo de 20012/2013, por circunstâncias particulares minhas.
A tertúlia foi apanhada pelo João Sardoeira que, do Largo de S. Gonçalo, disparou a sua máquina fotográfica sobre nós, tirando esta "chapa" que aqui ficará registada para a posteridade, após manipulação minha.
Agradecida pelo presente, João Sardoeira!
E recupero um texto escrito um dia destes, mais concretamente em Janeiro de 2013...
Continuarei a escapulir-me para visitar os centros históricos das cidades, aqui e ali, os seus museus, as catedrais, as capelas e capelinhas, as ruas anónimas e as suas gentes. Preciso disso para crescer enquanto professora de História. Preciso de visitar os castros, passear-me pelas pontes romanas, sentar-me nos anfiteatros, penetrar nas pequenas igrejas visigóticas onde a luz é espartana, ou nas belas românicas, sentir a luz divina nas catedrais góticas, preciso do espanto do olhar perante o rendilhado do manuelino, preciso de percorrer as vielas das judiarias, sentir a emoção de uma procissão em dia de sexta-feira santa, em Granada, preciso de tocar os pequenos ladrilhos de azulejos árabes e sentir a sua frescura por debaixo das minhas mãos, preciso de fechar os olhos num pátio andaluz e escutar o borbulhar da água e os chilreios loucos da passarada, preciso da racionalidade do renascimento... preciso de reflectir e de me questionar... não, nem que eu vá a pé e de mochila às costas... a troika não me tirará tudo.
Reencontro com a História, aqui vou euuuuuuuuuuu...
Sem comentários:
Enviar um comentário