sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Trabalho - Aulas

Auto-Retrato em Centro de Recursos da Sala de História
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Trabalho - Aulas

Durante esta semana de trabalho que amanhã deveria findar, mas que para um professor, neste caso professora, se verá!, retomei a realização do meu manual on-line de História que foi iniciado no ano lectivo de 2011/2012, mais concretamente no início de Setembro de 2011.
Este manual, que pode ser acedido se clicarem aqui, apresenta-se aos meus leitores sob a forma de um blogue a que chamei, inicialmente, História 7º ano e, posteriormente, História 3º Ciclo, nome que ainda hoje ostenta por ser adequado à minha ambição que era/é construir um manual que cobrisse/cubra praticamente todos os conteúdos programáticos do 3º Ciclo para a disciplina de História.
Confesso que este tipo de trabalho me dá, passo a redundância, imenso trabalho.
Sim, é certo, dá-me igualmente imenso gozo por ver a aceitação que ele tem traduzida em quase 80 mil visitas, em comentários elogiosos de colegas, de alunos, de encarregados de educação, que me chegam amiúde à caixa de comentários e por vezes à minha caixa de correio electrónico e por ter já recebido dois prémios para o Melhor Blogue de História em Língua Portuguesa de Portugal nos anos de 2011 e 2012.
Para chegar aqui, a este ponto onde agora me encontro, tenho de recuar ao ano de 2004/2005, ano em que iniciei as minhas apresentações em PowerPoint já inúmeras vezes reformuladas e melhoradas.
Este ano chegou a vez de reformular as apresentações já realizadas para o 9º ano, o que irá ser feito semanalmente. Também semanalmente será publicada uma aula... assim o MEC me deixe... assim o MEC me deixe tempo para trabalhar com e para os meus alunos... assim o MEC me deixe ter paz e sossego, imprescindíveis ao bom desempenho de todos os professores, ao meu também.
Entretanto o trabalho já acumulado é tanto que, esgotada a página de recursos que alberga os PowerPoints de 7º e 8º anos, tive de abrir nova página, no Google Sites, para conseguir alojar os novos recursos de 9º ano que substituirão os antigos, alojados aqui nesta velharia, datada de 2007.
Mais trabalho... portanto.
Mas venha ele! Deste, claro está!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.