Auto-Retrato em Dia Feliz - Restaurante Pena - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Amanhã será tempo de regressar ao contacto com os alunos dentro da sala de aula, já que fora dela fui vendo alguns aqui e ali, fui mantendo contacto via net com um ou outro mais tecnológico e para aí virado, virado para conversar com esta professora farta de MEC até ao tutano mas jamais farta deles.
Hoje perguntei a um grupo - "Preparados psicologicamente para o regresso às aulas?" "Pois preparadíssimos, professora!" - foi a resposta!
E lá vamos nós. Entraremos este ano numa escola particularmente envelhecida no que diz respeito ao corpo docente, o que me perturba substancialmente já que gosto de sangue novo, de ideias novas, de outras visões, dos contactos entre mais velhos e mais jovens em que todos ganhamos e nos enriquecemos enormemente. Mas o MEC decidiu interromper esta troca de forma completamente artificial, cortando cargas lectivas de disciplinas várias, extinguindo áreas disciplinares, aumentando o número de alunos por turma, continuando as políticas socráticas dos megas, agora até já transformados em gigas, teras, eu sei lá!
E lá vamos nós. Nós, alunos, professores e funcionários vários, que uma escola vazia é boa para descansar por uns breves momentos mas deixa saudades dos risos e das gargalhadas, do bulício e da agitação, das confidências partilhadas, do colorido dos miúdos e miúdas que, sei-o, amanhã encontrarei mais crescidos, mais graúdos, mais adultos.
Será um reencontro para os alunos de três turmas, agora a frequentarem o 9º ano.... saudadinhas... mas este meu ano lectivo, que amanhã começa com trabalho dentro da sala de aula, também será feito de alunos totalmente novos e desconhecidos de três turmas de 7º ano e de uma de 2º ano de um CEF de Pastelaria/Panificação que este ano me foram atribuídas.
Amanhã será o dia do recomeço. Para mim, para eles, para nós.
Apesar de todas as dores... ai se as há!... desejo a todos votos de um excelente regresso às aulas!
Eu estou preparadíssima... como de resto pode ser comprovado pelo auto-retrato anexo...
Sem comentários:
Enviar um comentário