quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PACC - A Palavra à FENPROF


Auto-Retrato em Janela Florida Francesa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
PACC - A Palavra à FENPROF

E já agora, a mim também.
 
Hoje, partilho com orgulho uma missiva que me foi enviada por e-mail pelo sindicato ao qual pertenço.
E digo com orgulho porque há quem se farte de barafustar nas redes sociais contra este sindicato em particular, o tal que nunca desiste e efectiva a luta, não o fazendo contra outros sindicatos que estão permanentemente a vender-nos baratinho ao governo... às vezes até penso que só poderá ser gente disfarçada de professores, infiltrada para desestabilizar e redireccionar os alvos a abater e a baralhar os propósitos de uma luta digna e nunca desistente... isto perante a estupidez e mesmo burrice demonstrada em afirmações que leio frequentemente nas redes sociais e que me deixam a pensar "Santa ignorância!"como sejam "Os sindicatos não fazem nada!", "A FENPROF não faz nada!" e outras coisas/miminhos que tais. Ora, se esta gente que assim manda postas de pescada a torto e a direito fosse sindicalizada, participasse nas reuniões sindicais, se se mantivesse minimamente informada, saberia que a FENPROF, para além de falar alto e bom som o que pensa sobre tudo o que nos afecta, para além de nos solicitar a opinião sobre formas de luta para isto e para aquilo, para além de nos "convocar" para a realização de greves, para além de nos "convocar" para "passeios" a Lisboa e mesmo ao Porto ou onde tiver que ser, isto no dizer de alguns iluminados que, volto a frisar, frequentemente penso serem agentes infiltrados para promoverem a divisão, a discórdia e a fragmentação num sindicato que o governo sabe bem ser o que consistentemente lhe dá uma luta sem tréguas, para além disto tudo, dizia eu, actua em conformidade com as palavras por si ditas e escritas, pelas posições por si assumidas. E eu, confesso, gosto disto! Gosto desta bota que tem a ver com esta perdigota.
Se eu estou sempre de acordo com as posições assumidas pela FENPROF? Mas é claro que não e nunca deixarei de expressar as minhas opiniões tanto lá dentro como cá fora. Mas isso são outros quinhentos...

Nuno Crato: nova derrota na Justiça
Tribunal anula o despacho com que o MEC impôs a realização da PACC
A 5 de novembro de 2013 o Ministro da Educação e Ciência fez publicar o Despacho n.º 14293-A/2013, com o qual determinou o calendário para impor a realização da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades, a PACC, e as respetivas condições de inscrição.
Os Sindicatos da FENPROF que, desde a consagração da prova no Estatuto da Carreira Docente (ECD), em 2007, contestam a imposição de tal mecanismo de restrição no acesso à profissão docente, instauraram ações administrativas especiais em que foi peticionada a anulação do despacho. O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra proferiu, agora, sentença sobre a ação apresentada pelo SPRC/FENPROF: anula o despacho com que o MEC lançou a aplicação da sua PACC.
No acórdão, o TAF debruça-se sobre o enquadramento legal da prova, designadamente o que foi inscrito no ECD, entendendo que ele ofende o princípio da segurança jurídica imanente da ideia de Estado de Direito Democrático, bem como a liberdade de escolha da profissão prevista na Constituição da República Portuguesa. É com base nestes vícios que o Tribunal anula o despacho em causa.
O acórdão reconhece e declara a violação da lei e, na fundamentação da sua decisão há argumentos que, coincidindo com o que a FENPROF tem vindo a defender sobre esta matéria, reforçam a necessidade de revogação definitiva da PACC. É isso que resulta da afirmação de que “as sobreditas qualidades profissionais [dos docentes submetidos à PACC] são já previamente atestadas pelos cursos de ensino superior que devidamente homologados, confiram o respectivo grau académico” ou da consideração de que a imposição da prova consiste num “obstáculo […] não expectável”, “ao arrepio de legítimas expectativas de cidadãos que contavam ser considerados já aptos para o exercício de uma profissão”. O TAF considera, mesmo, que o “Estado actua de forma contraditória, agindo em abuso de direito […] quando, por um lado, reconhece competências para as instituições de ensino superior formarem cabalmente os futuros docentes e, por outro lado, os sujeita a um exame para os inserir no quadro […]”. Prosseguindo, o acórdão afirma, ainda, que “a consagração legal da aludida prova, inclui-se numa ilícita limitação inerente ao ajuizamento da capacidade, uma vez que não se vê, porque não legislativamente fixado, teleologicamente, qual a razão ou razões de suposto interesse público que estiveram na base da sua criação”.
Na apreciação feita, as normas do ECD que impõem a prova são inconstitucionais, razão pela qual o despacho supracitado viola a lei.
Estará na memória de todos que, neste longo e desgastante processo, o MEC chegou a vir a público vangloriar-se de que os tribunais lhe tinham dado razão em relação à PACC, quando, na verdade, o que a dada altura se verificou foi que os tribunais entenderam não ser necessário o decretamento de providências cautelares requeridas pelos sindicatos. Confirma-se, agora, que o MEC não só não falou verdade como continua, contra tudo e contra todos, incluindo contra a Lei, a obstinar-se em impor uma prova sem sentido e, neste caso, sem cobertura legal.
Na sequência desta despropositada teimosia, há professores e educadores – muitos, certamente – gravemente prejudicados. Esta é uma responsabilidade que cabe por inteiro ao MEC e ao governo resolver. Mas também, há que o dizer, cada vez mais é gritante a necessidade de revogação da PACC, o que deve interpelar os partidos na Assembleia da República. Ainda na sexta-feira passada ali foi perdida mais uma oportunidade para que a justiça e a legalidade fosse reposta, ao serem chumbados dois projetos-lei que previam essa revogação com os votos contra do PSD e do CDS e com a abstenção do PS.
Pode o MEC vir recorrer da sentença ora conhecida, incapaz de reconhecer o despropósito da obstinação de um ministro tristemente isolado e impropriamente arrogante. Patente é que a PACC inventada por Lurdes Rodrigues e aplicada por Nuno Crato está moribunda, sobrevivendo apenas por indisfarçável abuso de poder.

O Secretariado Nacional da Fenprof

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.