sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Temos Dignidade? E Vergonha na Cara?



"Ter uma coluna vertebral flexível dá muito jeito para sessões de beija-mão."
Temos Dignidade? E Vergonha na Cara?

Por estes dias Pedro Passos Coelho coloca todo um povo de cócoras perante a toda poderosa Alemanha, humilhando-o muito para além do eticamente sustentável. Já foi insuportável ouvir o esquentador admitir aquilo que muitos de nós já sabíamos e dizíamos, fazendo um mea-culpa que não chega, que não chega, volto a repetir!, porque apenas foi feito de palavras. E nós estamos fartos delas. E exigimos actos que corroborem as palavras ditas.

Enquanto primeiro-ministro de Portugal, de um dos países da UE intervencionados pela Troika, Pedro Passos Coelho de cuecas esfarrapadas na mão, mais do que roto, representando um país de cuecas esfarrapadas na mão, mais do que roto, agiganta-se perante um país soberano, à rasquinha, de nome Grécia que luta para se manter à tona da água. Dentro do país, está todo um povo. E Pedro Passos Coelho é o primeiro a esticar a perna, a preparar a bota que já está prontinha prontinha para se abater, implacável, sobre a Grécia, sobre o povo grego que perdeu, como nenhum outro!, poder de compra, saúde, direitos, garantias, trabalho, subsistências.

Pedro Passos Coelho arrisca-se, assim, talvez quem sabe o rumo da nossa História!, a ficar com qualquer um dos cognomes seguintes: O Subserviente, O Submisso, O Cobarde, A Minhoca, O Tarefeiro, O Sem Coluna, O Carrasco.

Ao agigantar-se com os fracos, sendo fraquinho fraquinho com os fortes e poderosos, Pedro Passos Coelho está só a ser igual a ele próprio. Afinal, não foi isso mesmo que ele já fez internamente, aplicando as políticas que nos trouxeram aqui?
Sendo que o aqui é um país infinitamente mais pobre, mais desigual e onde, a cada dia que passa, se aprofunda o fosso entre os mais ricos e os mais pobres, onde se votam milhares e milhares de pessoas borda fora, imprestáveis para coisa alguma, condenando-as à caridadezinha nojenta e, maravilha das maravilhas!, pérola em cima do bolo, onde a dívida escava cada vez mais fundo.

Seria de esperar alguma solidariedade com quem está "apenas" um pouco pior de que nós?
Pois não seria, a não ser que se desconheça completamente a peça. A peça repudia o aflito, e, ao invés de lhe deitar a mão, deita-lhe mas é a bota para ser o primeirinho e empurrar-lhe a cabeça para o fundo do poço por forma a que o aflito, que naturalmente esbraceja tentando manter-se à tona de água,  fique pelo menos inanimado, não chateie, não perturbe a paz mais do que podre que se vive neste clube de m**** em que se transformou um sonho que em tempos foi lindo.

Para onde vais, UE?

Quanto a Pedro Passos Coelho, não tenho qualquer dúvida, vai borda fora já no próximo momento eleitoral. Sem apelo nem agravo e sem sombra de dignidade.

Passos: Proposta grega "não é aceitável"

O debate onde se falou na dignidade

Nota - Espero que a situação grega se resolva. E que, pelo caminho, fique O Indigno Passos...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.