sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Ainda a Intervenção Horrorosa e Descabida na Igreja de S. Gonçalo


Ainda a Intervenção Horrorosa e Descabida na Igreja de S. Gonçalo

A notícia que eu gostaria de não ler, hoje, no JN, apresenta algumas incorreções que passo a esclarecer/desmontar:
  • O que está em causa não é somente a colocação de um novo ambão e cadeira "presidencial" (???) na igreja de S. Gonçalo mas também a substituição de um altar belíssimo e contextualizado no interior da referida igreja por um altar que nada tem a ver com a realidade circundante e que a desrespeita.
  • Eu nunca escrevi as palavras "Deus", "Ele", "Diabo", "Belzebu" e"pseudomodernidade" da forma como aparecem neste artigo. Por isso, senhores(as) jornalistas, se me querem "citar" agradeço que o façam respeitando a minha grafia.
Quero ainda lamentar, ou não, a citação escolhida. De todo o meu texto, a sério que acharam ser esta porção mais pertinente? Ok! Irónica e a raiar a provocação... parece que está a dar brado e, assim sendo, só tenho de me congratular por a ter escrito e por a ver (mal) citada, esparramada nas páginas 

Termino somente afirmando que nenhuma explicação, com origem na paróquia ou com qualquer outra origem, me serve de consolo e me sossega a inquietação e a perturbação sentida desde que me deparei com semelhante aberração estética dentro da Igreja de S. Gonçalo, que repito, é monumento nacional. 
É que a aberração continua lá, de pedra e cal, ou de madeira lacada... sei lá eu!... agredindo violentamente praticamente todos quantos, espantados, se deparam com aquele branco ainda mais branco que o branco mais branco.
Quem nos traz a "nossa" Igreja, harmoniosa, serena e tranquilizadora, de volta?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.