quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Todos pelo Tâmega - Todos Contra a Barragem de Fridão


Todos pelo Tâmega - Todos Contra a Barragem de Fridão

Ontem foi dia e noite de troca de informações sobre a possível construção de uma barragem, que se situará(?), se for construída, em Fridão. O sítio escolhido não podia ser melhor, prevista que está para uma falha tectónica comprovadamente activa, e que, em caso de colapso da referida estrutura, nos deixará com 13 minutos para salvar o couro já que vivemos numa cidade cujo centro histórico será completamente destruído pela onda de cheia que tudo engolirá à sua passagem. Vivemos pois na zona que os técnicos consideram referem como zona de auto-salvamento.
Em 13 minutos, de facto, não se evacua uma cidade e não há planos de salvamento, por melhores que eles sejam, capazes de salvar a totalidade ou mesmo a maioria dos amarantinos... ou dos azarados turistas que por aqui andassem nesse hipotético malfadado dia.
Este é um assunto sério, que, penso, deveria mobilizar todos os amarantinos sem excepção, a começar nos nossos autarcas... ou a acabar neles que tanto me faz desde que o resultado seja o mesmo, a não construção da barragem de Fridão, porque os problemas de segurança e os problemas ambientais que a sua construção acarretará serão deveras complicados de reverter num futuro mais ou menos próximo. Mas, não é isso que vejo, mais uma vez e a verdade é que este governo, se não cair até Abril do próximo ano, tomará a decisão de construir, ou de não construir, mais uma barragem herdada do malfadado governo de Sócrates e de Manuel Pinho... sim, esses mesmos a contas com a justiça também pelas relações manhosas com os donos disto tudo... Manuel Pinho recebia até uma... vamos chamar-lhe mesada?... da EDP enquanto, calmamente, se sentava na sua poltrona de ministro.
Assim, aqui fica o convite do Geota - Rios Livres - para aparecerem no próximo sábado, em S. Gonçalo, segundo o convite anexo.
Vamos falar sobre esta calamidade projectada para cima da nossa cabeça?
Vamos fazer alguma coisa pelo nosso Tâmega?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.