terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Protesto das Vuvuzelas



O Protesto das Vuvuzelas

Foi ontem e deixei passar o evento completamente em falso. Porque mais vale tarde que nunca, aqui deixo a mensagem recebida do Paulo Ambrósio, com pedido de divulgação.
Nunca foi fácil ser contratado neste país. Eu própria fui contratada durante anos e anos consecutivos e sei bem o que foi, não me esqueci.
Mas, apesar dessa dificuldade vivida em tempos que já lá vão, sinto que ser contratado hoje é seguramente pior.
Contratado desempregado então nem se fala!
Aqui deixo a minha solidariedade com os que elevaram a voz ao ME, ontem, na 5 de Outubro.

E o Protesto saíu à rua!

E ontem, dia 13, contra a inércia estupidificante e castradora de muitos, o protesto saíu à rua. No local certo. Frente ao casarão da 5 de Outubro, o centro de comando e controlo de todas as políticas deseducativas e antinacionais que desabam sobre as escolas e o país real todos os dias.
Cerca de 40 colegas contratados e desempregados, os mais explorados da docência, automobilizados e irmanados entre si, com a combatividade que se impunha - e (até) a alegria própria da luta!
Por baixo do manto diáfano da "normalidade" socretina e dos imbecis sorrisos ministeriais - à bolina do criticável "Acordo de Princípios" de 8 de Janeiro - a crua denúncia, na primeira pessoa:
do escandaloso desemprego docente (cerca de 40 mil colegas, este ano),
da ausência de qualquer mecanismo de vinculação,
do abastardamento progressivo dos concursos nacionais na sua transparência e respeito por listas graduadas,
da crescente precariedade e exploração da classe (AEC's na primeira linha),
da manutenção da espúria prova de ingresso,
da continuação da vergonhosa proibição dos colegas de habilitação própria de concorrer,
do criminoso abate das escolas da província e consequente destruição de postos de trabalho,
da gestão anti-democrática imposta às escolas,
e do abjecto modelo de ADD - contra o qual, então, 120 mil se levantaram, e agora, após supra-referido acordo, vigora de pedra e cal, numa versão ainda mais pérfida e perigosa que a anterior.
De todo este cortejo de injustiças se fez eco, André Pestana, em inflamado discuso de megafone em punho - muitto aplaudido pelos presentes.
Muitas entrevistas à comunicação social (entre a qual, avultou a RTP), onde cada um(a) testemunhou e protestou as injustiças do seu caso concreto.
Presentes entre outros: Ricardo Silva (presidente da APEDE), Miguel Reis (dirigente do Movimento Escola Pública), varios membros da ex-lista D (SPGL/FENPROF), que convocou o protesto, Carlos Vasconcellos, coordenador do Grupo de Sindicalistas Independentes - Autonomia Sindical (FENPROF) e alguns ex-dirigentes, delegados e activistas do SPGL/FENPROF, da sua Comissão de Contratados e Frente de Desempregados.
A pedrada no charco foi dada ontem. Para todos os que viveram esta jornada, aquele abraço e um até breve - pois a luta vai continuar!

Alguns ecos do Protesto na comunicação social: http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Professores+munidos+de+vuvuzelas+protestam+em+frente+ao+Ministerio.htm
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1661801
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1654220
http://www.destak.pt/artigo/74962-vuvuzelas-regressam-em-protesto-contra-a-precariedade
http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQqQIwAA&url=http%3A%2F%2Fjn.sapo.pt%2FPaginaInicial%2FNacional%2FInterior.aspx%3Fcontent_id%3D1661801&ei=O8yOTLOrHMiOjAfC1bH8BQ&usg=AFQjCNGE0ZKY9b9WQK4Tb9lnmdxwgKJqnQ
http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CB0QFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.ionline.pt%2Fconteudo%2F78208-professores-munidos-vuvuzelas-protestam-em-frente-ao-ministerio&ei=O8yOTLOrHMiOjAfC1bH8BQ&usg=AFQjCNHRZhzWHi4WVXTUoV_Bkz_jJRuvWg
http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=8&ved=0CC8QFjAH&url=http%3A%2F%2Feducar.wordpress.com%2F2010%2F09%2F13%2Fprimeiro-noticiario%2F&ei=O8yOTLOrHMiOjAfC1bH8BQ&usg=AFQjCNErb7XqWGT4dGUOX5IiTeR0g9NcpQ

Paulo Ambrósio - Professor profissionalizado e desempregado presente no protesto - Membro da Coordenação da Frente de Professores Desempregados do SPGL/FENPROF

4 comentários:

Unknown disse...

Estive pouquíssimo tempo na situação destes colegas, mas sei bem o tormento que passam. O evento também me passou ao lado, e, embora esteja completamente solidária com eles, nunca poderia participar em pleno dia de trabalho.
Um abraço.

Anabela Magalhães disse...

Pois para mim também teria sido impossível marcar presença mesmo se solidária com a sua luta.
Beijo, Lelé!

www.angeloochoa.net disse...

Olha, Anabela, as vuvuzelas deviam era entupir ouvidinhos a fada aventureira das melífluas palavrinhas de mamar doce que de seu empório a a 5 de Outubro manda a tansos por que nos toma pés lá plos gabinetes e sem descer a a terra onde profs com horários de 6 h fominha negra passam ENTUPAM P: F: OUV IDINHOS A FA...-DA MADRINHA QUE FARTOS ESTAMOS DE SEU PAÍS DE ALI CE DAS MIL maravilhas e ex-maravilhas.
Beijinhos Anabela – um só parecer um só rosto uma só fé homem PROFESSOR OU MULHER PROFESSORA de gabintes da do outubro cinco certamente não é
(a parafrasear Sá de Miranda).
Kakkakaka
Caca É o que a alçadinha das escadinhas nos dá.
E MENTIRA DEMAIS!!!
UM NOJO.
Ochôa

Anabela Magalhães disse...

É certo, Ângelo, venha o diabo e escolha porque eu não gostava da outra mas também não vou nos sorrisinhos desta.
Ai meus deuses, ai meus deuses!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.