quinta-feira, 30 de junho de 2016

O Brexit Visto ao Vivo e a Cores

O Brexit em Downing Street - Londres
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Brexit Visto ao Vivo e a Cores

Confesso que aterrei nos arrabaldes de Londres às primeiras horas da manhã de dia 24 sem saber o resultado do referendo que continua, passados seis dias, na boca do mundo. E perguntei, mal aterrei no aeroporto, como tinha ficado a coisa e o resultado da coisa foi-me transmitido por um funcionário triste que me informou que o Reino Unido tinha votado maioritariamente pelo Brexit, ou seja, pela saída da União Europeia. O resultado apanhou-me completamente de surpresa já que sempre pensei que os resultados ficassem muito próximos mas que ganharia o voto pela permanência na UE. Assim não foi. 
Pisadas e calcorreadas as ruas londrinas verifiquei in locco que a vida prossegue em terras de sua majestade com a normalidade possível depois do choque para os londrinos que votaram maioritariamente pela permanência dentro de uma União Europeia, que apenas é União de nome já que a cada dia que passa mais parece uma manta esfarrapada, curtíssima, que se puxa de um lado e destapa tudo do outro.
A única excepção à normalidade londrina verificava-se nos muitos repórteres e curiosos que se amontoavam em Westminster, em frente ao número 10 de Downing Street, à porta do já demissionário primeiro-ministro britânico que foi, sem dúvida, um dos grandes responsáveis pelos resultados deste referendo. Quanto à outra grande responsabilidade, bom, essa ficará para sempre com os políticos e burocratas de uma UE cada vez mais distante e alheada dos povos que afirma representar mas que apenas pseudo-representa.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.